Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Junho de 2015 às 23:21

    Imprimir


58 cidades de MT apresentam alta incidência de dengue; Estado registra mais de 12 mil casos

Dos 141 municípios mato-grossenses, 58 apresentam alta incidência de dengue (41,13%), com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes em 2015, que é o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Estado, a incidência é de 401 casos notificados a cada 100 mil habitantes. A alta incidência representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no boletim da equipe técnica epidemiológica, Mato Grosso apresentou 12.952 casos notificados de dengue, nos cinco primeiros meses do ano, o que aponta um aumento de 59,54% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 8.121 notificações.


Os municípios que apresentam os maiores índices são Santa Carmem, Ribeirãozinho, Paranaíta, Cocalinho, Santa Rita do Trivelato, Torixoréu, Serra Nova Dourada, Campo Novo do Parecis, Matupá e Novo Horizonte do Norte. Em relação ao maior número populacional, Sinop continua destacando-se com 1.753 casos notificados de dengue e incidência de 1.382 casos por 100 mil habitantes.

Febre Chikumguya

Foram notificados 79 casos suspeito da febre chikungunya no Estado, sendo no total, 23 já foram descartados, 55 em investigação e um confirmado.

Segundo a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua auxiliando os municípios para o combate à dengue no Estado, principalmente nas regiões que apresentam os maiores índices, com vistorias, orientações e prevenção.

Profissionais da saúde estão sendo capacitados com o objetivo de habilitar médicos e enfermeiros para a detecção precoce dos casos, atendimento oportuno, tratamento adequado e reabilitação dos mesmos, quando se fizer necessário.

O Combate

O combate contra a dengue e a febre chikungunya deve envolver também a população mato-grossense, por isso o Estado convoca a todos para colaborar nesta ação. É preciso que os moradores reforcem os cuidados e combata os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos.

Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas está manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Os Sintomas

Os principais sinais e os sintomas da dengue e da febre chikungunya são parecidos, a primeira manifestação é a febre alta de início abrupto, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Fique alerta aos sintomas da dengue, caso apresente sinais e sintomas das doenças, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/414185/visualizar/