Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 12 de Setembro de 2012 às 19:22
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Reprodução/TVCA
Queimadas avançam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Queimadas avançam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

O incêndio que atingiu nas últimas 24 horas o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá, já consumiu aproximadamente três mil hectares da área. Isso corresponde a três mil campos de futebol queimados. O ponto em que o fogo avança é a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental, próximo ao Coxipó do Ouro.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães abrange 32.630 hectares. O diretor do Parque Nacional, Cecílio Pinheiro, disse em entrevista ao G1 que no entorno do parque já foram consumidos 13 mil hectares devido aos focos de incêndio que há cinco dias destroem a vegetação na MT-251, rodovia que liga a capital ao município de Chapada.

“O fogo tem se alastrado rápido e estamos tentando controlar a situação”, frisou. Ele aponta também que a fumaça está prejudicando o clima e a visibilidade em toda a região. Além das equipes do Corpo de Bombeiros, 53 brigadistas estão atuando no local e buscam controlar o incêndio no Parque Nacional.

Alguns deles atuam na estação Taiamã, em Cáceres, no Parque Iquê, em Juína, na Serra das Araras, em Porto Estrela, e foram acionados para a região. Também uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) colabora no deslocamento dos brigadistas e equipamentos para os locais de difícil acesso.

As visitas aos pontos turísticos não foram suspensas e isso só ocorrerá se os focos de incêndio atingirem os limites das cachoeiras e do Morro de São Gerônimo, um dos principais pontos de visitação.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/41619/visualizar/