Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 10 de Agosto de 2015 às 08:33

    Imprimir


Tchélo Figueiredo / Secom - Cuiabá

É provável que o Fórum dos Governadores do Brasil Central ainda seja embrionário, mas já serviu de inspiração para os prefeitos de Mato Grosso. Os prefeitos Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, e Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, que é presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), desejam buscar maior envolvimento dos chefes de Poder Executivo nos municípios para fortalecer as reivindicações do levadas para o governo Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto e Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Neurilan Fraga e um grupo de prefeitos estive em Brasília buscando apoio na Câmara e Senado. A preocupação dos prefeitos é com os cortes e atraso nos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM) e dos restos a pagar. Mendes e Fraga viram no Fórum dos Governadores do Centro-Oeste, coordenado pelos governadores José Pedro Taques (PDT) e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, um formato a ser seguido.

No caso do FPM, o governo federal repassou apenas, 0,25 e não 0,5 por cento, o que está causando uma defasagem de R$ 1 bilhão para os municípios. Já nos restos a pagar os atrasos somam R$ 37 bilhões em atrasos.

O prefeito da capital garantiu que dará o apoio necessário para ajudar. “A AMM tem um papel importante e vamos unir forças para fortalecer a instituição neste momento de crise e incertezas política e econômica”, afirmou Mauro Mendes.




Outra questão discutida e que tem preocupado os prefeitos é a queda na arrecadação em consequência da crise econômica. “Vivemos um momento desafiador. A crise política contaminou a economia e Mato Grosso não está fora deste contexto. Temos que atender às demandas dos cidadãos com os recursos que dispomos”, disse o prefeito da capital.


Após a conversa Mauro Mendes visitou vários setores da AMM. Na conversa com os funcionários o prefeito pôde conhecer alguns serviços que a entidade presta aos seus filiados, entre elas a Central de Projetos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417283/visualizar/