Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Comportamento
Quinta - 03 de Setembro de 2015 às 09:24

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração

Saiba como a prática da meditação pode ajudar a mente no desempenho dos estudos

A meditação é um poderoso exercício mental. Praticada por muitos, por diversos motivos, ela também pode ser uma prática aliada do concurseiro, auxiliando a assumir o controle da mente e a potencializá-la.

Um período intenso de estudos acaba gerando estresse, ansiedade e cansaço, e aos poucos a mente vai ficando cheia, sobrecarregada de tarefas e informações e muito do processo de aprendizado pode ser bloqueado. O rendimento acaba caindo e vem a frustação. Mas esses prejuízos podem ser evitados e afastados de vez para não atrapalhar a vida de quem está focado em estudar.

Segundo dica do Lac Concursos, a meditação é uma técnica que pode - com muita eficiência -ampliar as possibilidades de um melhor trabalho mental. Ela consiste em considerar, ponderar, refletir e aprender a “ditar” uma ação à mente.

Isso compreende em um enorme exercício mental de autoconhecimento e autocontrole, no qual cada um pode se descobrir no comando de seus pensamentos para potencializar sua mente de acordo seus reais desejos.

Existem inúmeras formas de meditação, com músicas calmas e relaxantes, com mantras (sílabas repetidas em um ritmo para apoiar o estado meditativo), técnicas guiadas, na qual há um direcionamento que conduz imaginações e sensações, apenas por respirações profundas e até por meio da dança. Veja a que mais combina com você e a que mais possibilitará relaxamento e um profundo estado de calma.

Tente meditar toda vez antes de iniciar seus estudos para render ainda mais e também antes de dormir, para descansar melhor.

A meditação ajuda a assumir o controle de sua mente, de forma que você mantenha a calma e tranquilidade e eliminando pensamentos desnecessários, obsessivos e excessivos. Afinal, é esse excesso de atividade mental que alimenta o estresse, a ansiedade e a fadiga.

Quando se encontra um estado de paz, todos os processos danosos são interrompidos, trazendo alívio e grande conforto.
Com a mente aliviada e os pensamentos controlados, a capacidade cerebral de aprender e reter verdadeiramente o conhecimento amplia-se muito. O processo de aprendizagem torna-se muito mais eficiente e o tempo de estudo mais proveitoso. Afinal, é possível memorizar um número muito maior de informações, conteúdos complexos são mais facilmente processados e compreendidos e a pessoa consegue ainda realizar muito mais exercícios sem o mesmo desgaste e fadiga mental. Em suma, a técnica otimiza o desempenho e amplia muito o rendimento nos estudos.





Fonte: Especial para o Olhar Concursos - Thalita Araújo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417991/visualizar/