Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 30 de Novembro de 2015 às 10:38
Por: Viviane Petroli

    Imprimir


Foto: Sema-MT

Governo federal cobra compromisso de Mato Grosso diante alta de 40% no desmatamento

Mato Grosso aumentou em 40% no desmatamento da Amazônia Legal entre julho de 2014 e agosto de 2015. Mato Grosso é o segundo maior em abertura de áreas entre os nove estados que compreendem a região e possui 60 dias para apresentar ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) os dados de desmatamento autorizado. Para o governo federal é "incompreensível" os resultados constatados, uma vez que os estados receberam R$ 220 milhões para a modernização de seus sistemas de licenciamento e fiscalização.

Os números foram apresentados na semana passada pela ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira. Eles revelam que Mato Grosso elevou de 1.075 km² para 1.508 km² a área desmatada.

No Brasil o acréscimo foi de 16% no período, de 5.012 km² para 5.831 km². Conforme o Prodes 2014/2015, que realiza o Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal, Mato Grosso perde apenas para o Pará em termos de extensão. Apesar da estabilidade 1.881 km² foram abertos do período analisado.


Além de Mato Grosso, o Amazonas apresentou alta de 54% na abertura de novas áreas, saltando de 500 km² para 769 km². Já em Rondônia o incremento foi de 41% de 684 km² para 963 km².

O estudo mostra, ainda, o aumento da região da Amazônia Legal só não foi maior uma vez que Acre reduziu em 10% o desmatamento, Amapá em 58%, Maranhão em 16% e Roraima 32%.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os aumentos constatados em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia levou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a notificar os três Estados. Eles terão de apresentar em 60 dias os dados de desmatamento autorizado.

O Ministério explica que tais dados serão confrontados com os do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para que as autorizações permitam com que o órgão (Ibama) possa impor as sanções previstas às áreas desmatadas ilegalmente.

"É incompreensível, pois esses Estados receberam R$ 220 milhões do governo federal para modernizar seus sistemas de licenciamento e fiscalização e agora apresentam esse resultado. Temos que ver o aconteceu", declarou a ministra Izabella Teixeira, ao apresentar os números frisando ter ligado para os governadores de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia para cobrar os compromissos assumidos.

BR-163

A fiscalização realizada pelo Ibama mostrou um aumento de 31% no esforço dos trabalhos. Os estudos e fiscalizações apontam que áreas não consolidadas, principalmente em Mato Grosso, estão sendo convertidas com desembargos administrativos e judiciais. É o caso da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, que teve liberação de áreas embargadas, o que segundo a ministra Izabella Teixeira é preocupante.

Confira aqui o levantamento apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/418846/visualizar/