Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 16 de Abril de 2017 às 07:27
Por: Vinicius Lemos/ Folha Max

    Imprimir


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT), aprovou a concessão do título de cidadão mato-grossense ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os deputados apoiaram, em primeira votação, que o título seja concedido ao petista. A situação revoltou representantes do Movimento Brasil Livre de Mato Grosso (MBL).

A proposta para que Lula receba a honraria foi apresentada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), em dezembro passado. Entre os argumentos para que o ex-presidente recebesse o título, o parlamentar mencionou a história de vida de Lula e ações promovidas por ele durante o período em que ocupou a presidência do País.

“Seus governos são marcados principalmente pela implementação bem sucedida de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, e de acesso dos mais pobres a linhas de crédito, salários mais altos, geração de empregos e melhor qualidade de vida em educação,moradia, infra-estrutura e saneamento e outros dos quais o Estado de Mato Grosso foi e está sendo incalculavelmente beneficiado”, relatou.

Barranco pontuou que o Estado deve homenagear o ex-presidente em razão de benefícios que ele teria promovido para o desenvolvimento social em Mato Grosso. Ele também destacou honrarias que Lula recebeu ao redor do País.

“Atualmente o ex-presidente percorre o Brasil tentando reagrupar a esquerda brasileira e continuar na defesa de um país para todos e todas com justiça social. Acumula homenagens, recebeu inúmeras condecorações de doutor honoris causa, nacionais e internacionais, ratificações da singularidade na trajetória desempenhada”.

“Portanto, por sua competência e pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, o desenvolvimento e avanço social que mato-grossenses apreciaram, proponho a concessão do Título de Cidadão Mato-Grossense ao Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, que indiscutivelmente merece todas as honras e respeito. Para tanto apresento a proposição legislativa e peço apoio dos nobres pares pela sua merecida aprovação”, argumentou Barranco.

A proposta do parlamentar foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, que aprovou o pedido, na última quarta-feira (12). A relatora da proposta é a deputada Janaína Riva (PMDB).

MBL SE REVOLTOU COM DECISÃO

O caso gerou revolta em representantes do MBL de Mato Grosso. Em um vídeo publicado no Facebook, um dos representantes do movimento, Ulisses Moraes, criticou duramente a aprovação do item em primeira votação. "O projeto elencou parte da carreira do petista, mas me parece ter se esquecido do desfecho que se aproxima. Lula, segundo os depoimentos com sigilos já aberto, vem sendo confirmado como o maior ‘propineiro’ da história do País. Ele já é réu em várias ações e somente nessa última lista, são seis pedidos de abertura de inquéritos”, disse.

O representante do MBL destacou a menção de Lula em delações de executivos da Odebrecht, empreiteira responsável pelo pagamento de propinas a diversos políticos do País, dos mais diversos partidos e estados. “Lula, segundo Marcelo Odebrecht, teria exigido mais de R$ 40 milhões em propinas, mesada para irmão, dinheiro para filho, sítio, triplex. Ele também é acusado de tentar obstruir a Justiça. Lula pode ser confirmado como o maior bandido da história do País”, declarou.

Para o membro do movimento, a homenagem ao ex-presidente é uma ofensa aos moradores de Mato Grosso. “Os mato-grossenses não podem aceitar, de maneira alguma esse absurdo, isso afronta a inteligência do povo desta terra. Dar título de cidadão mato-grossense ao Lula, no atual cenário, é chamar todos os mato-grossenses de bandidos, propineiros e desonestos. Isto é humilhar os mato-grossenses que amam essa terra e lutam por um País mais justo”.

“Valdir Barranco me parece achar normal essas acusações contra o ex-presidente. e inclusive, acha que deve agraciá-lo. Ele está homenageando o presidente, enquanto muitos trabalhadores, como médicos, enfermeiros, policiais e outros, sempre deram o sangue pela sua terra e nunca receberam isso. Isso vale também para todos os deputados que aprovaram esse absurdo, mesmo sabendo que isso vem de um caminho errado e provavelmente corrupto”, concluiu.

VOLTAR

IMPRIMIR

COMPARTILHAR

Postar um novo comentário





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423884/visualizar/