Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 01 de Dezembro de 2018 às 09:07
Por: G1 MT

    Imprimir


Dentre as espécies identificadas, chamou a atenção a presença de espécies de grande porte, como os carnívoros mão-pelada e onça-parda. — Foto: Projeto Água Para o Futuro/Assessoria
Dentre as espécies identificadas, chamou a atenção a presença de espécies de grande porte, como os carnívoros mão-pelada e onça-parda. — Foto: Projeto Água Para o Futuro/Assessoria

Um levantamento realizado pelo Ministério Público Estadual (MPE), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Ação Verde e Juizado Volante Ambiental (Juvam), por meio do Projeto Água para o Futuro, aponta a presença de 117 espécies de animais nas nascentes urbanas de Cuiabá desde 2016.

Foi revelada a presença de 35 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 26 de répteis e 15 espécies de mamíferos nessas nascentes e seu entorno. Ao todo, já foram descobertas e identificadas pelo Água para o Futuro mais de 180 nascentes na Capital.

Dentre as espécies identificadas, chamou a atenção a presença de espécies de grande porte, como os carnívoros mão-pelada e onça-parda.

Durante as atividades do projeto Água para o Futuro, as equipes registraram pegadas de mão-pelada na zona de contribuição hídrica dos córregos Figueirinha e Machado, correspondente à Nascente n° 80. Essa nascente está localizada na microbacia do Córrego São Gonçalo, área de expansão urbana do Quebra Ponte, nas adjacências dos bairros Distrito Industrial e Itapajé. Nessa mesma área foram registradas pegadas de uma onça-parda.

As equipes do Água para o Futuro também identificaram, na Nascente n° 91, pegadas de um veado-mateiro. Essa nascente está localizada na microbacia do Córrego Moinho, Bairro Morada dos Nobres, próximo ao Parque Tia Nair. Mamífero do grupo dos cervídeos, o veado-mateiro é frequente em ambientes florestais, como as matas ciliares que formam Áreas de Preservação Ambiental (APP), mas também em áreas de campos próximas a essas matas, ocorrendo sempre em associação com áreas úmidas.

Os registros feitos pelo projeto demonstram que algumas das nascentes existentes dentro da área urbana de Cuiabá ainda oferecem recursos importantes para que tais espécies desempenhem suas funções ecológicas, seja no controle biológico de populações de pragas, de parasitos, como dispersores de sementes, entre outros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/429439/visualizar/