Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Turismo
Quarta - 20 de Fevereiro de 2019 às 08:03
Por: G1 MT

    Imprimir


Parque Serra Ricardo Franco abriga a maior cachoeira do estado — Foto: Sema-MT
Parque Serra Ricardo Franco abriga a maior cachoeira do estado — Foto: Sema-MT

A visitação de turistas no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, só deve ser autorizada após a implementação de um plano de manejo para evitar os riscos aos visitantes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que o plano está em fase final de elaboração. O documento deve servir para nortear a demarcação de trilhas, áreas a serem visitadas e as medidas de segurança.

Em reunião com instituições estaduais e municipais, o governo alertou para que não seja feita a visitação no parque.

A medida, segundo a Sema, é garantir a segurança dos turistas.

Para que a visitação seja liberada, um estudo sobre a correnteza dos rios, os riscos de tromba d'água no período chuvoso, sinalização, placas de informação e presença de salva-vidas nos locais de banho, deve ser elaborado.

O Parque

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso.

Ele foi criado em 1997 por meio do Decreto Estadual nº 1.796, mas ainda não foi efetivamente implantado. Do total da unidade de conservação, cerca de 40 mil hectares já foram desmatados, sendo que 27 mil hectares foram desmatados antes da transformação da área em parque.

São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência.

O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/430438/visualizar/