Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Abril de 2019 às 11:15
Por: Da Assessoria/Sandra Carvalho /Circuito On

    Imprimir


Sandra Carvalho / Circuito On

Neste dia 26 de abril o país celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em Mato Grosso, o cardiologista Max Wagner Lima lembra que a prevenção é a grande aliada da saúde e o controle a melhor maneira de evitar consequências mais graves para o hipertenso, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e também a doença renal crônica.

Conhecida popularmente como "assassina silenciosa", a hipertensão é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

O Dr. Max Lima observa que as principais complicações da hipertensão são derrame cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

“O tratamento de hipertensão de forma continua, amplia a qualidade e expectativa de vida”, pontua o especialista.

A hipertensão, segundo o Dr. Max Lima, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Ele explica que nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos e que é imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Os principais sintomas da hipertensão, informa o MS, são a tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.

Check up

O check up é uma forma eficaz de diagnosticar entre outras doenças, se a pessoa é hipertensa, orienta o cardiologista Max Lima, que integra a equipe de profissionais da clínica Vida Diagnostico e Saúde, de Várzea Grande.

“Muito mais que avaliações médicas e realização de exames, a função check up é detectar doenças em uma fase inicial, quando ainda não dão sintomas, e possíveis fatores de risco que podem comprometer a saúde de homens e mulheres e sua qualidade de vida futura”.

O check up, detalha o especialista, é um procedimento que permite a avaliação do estado de saúde de uma pessoa, identificando doenças silenciosas e sua tendência em desenvolvê-las.

“Para isso, são feitos exames laboratoriais, como os de sangue e urina, além de exames radiológicos e testes funcionais. O paciente ainda passa por consultas com especialistas de cada área médica, para avaliar seu estilo de vida, histórico familiar e os resultados destes exames”.

Segundo o cardiologista, o check up ajuda a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar e dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física.

Dia nacional

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/431320/visualizar/