Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 27 de Agosto de 2019 às 12:24
Por: G1 MT

    Imprimir


Mato Grosso reforça combate a queimadas em 7 regiões da Amazônia e coloca mais 16 equipes em campo — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Divulgação
Mato Grosso reforça combate a queimadas em 7 regiões da Amazônia e coloca mais 16 equipes em campo — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Divulgação

Representantes dos órgãos de proteção ao meio ambiente e das forças de segurança que atuam em Mato Grosso se reuniram na segunda-feira (26) para definir as próximas ações no combate aos incêndios florestais na Amazônia.

O Exército Brasileiro integrará as ações já em curso no estado, por meio de infraestrutura para logística e disponibilização de tropa para realizar a segurança dos agentes.

Ao longo desta semana, dezesseis novas equipes irão se juntar aos times já em campo para atuar tanto no combate aos incêndios, quanto na autuação por queimadas ilegais.

Durante a reunião, a secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, expôs aos participantes a distribuição das ações em andamento em sete regiões da Amazônia mato-grossense.

A ideia é intensificar a operação por meio do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar, além de equipes da superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A gestora do órgão ambiental estadual enfatiza o reforço do exército e o esforço será para que o estado esteja presente em todas as regiões, podendo ampliar o combate aos incêndios e promover a responsabilização dos ilícitos cometidos, sejam eles atrelados às queimadas ilegais ou não.


De acordo com o Tenente Coronel do Exército Brasileiro, Velton Marcondes Leite, já foi dada a autorização para que a instituição atue em conjunto com o governo de Mato Grosso no combate às queimadas.

A parceria atende ao decreto federal que determina que as Forças Armadas poderão ser empregadas em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e no levantamento e combate a focos de incêndio, especialmente em regiões de fronteira, terras indígenas e unidades de conservação.

A parceria com o governo federal para ações de combate a incêndios florestais e ações de comando e controle já existe por meio da Superintendência do Ibama em Mato Grosso.

Gibson Almeida, gestor do órgão, explica que já estão em curso ações para cuidar das áreas nacionais, especialmente Terras Indígenas e Unidades de Conservação Federais.

As operações já estão ativas, especialmente no Noroeste do estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432829/visualizar/