Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 18 de Agosto de 2012 às 10:23
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice-governador Chico Daltro (PSD) ficaram contra a parede com a denúncia de fraude e suposta cobrança de propina na licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá feita pelo assessor especial comissionado da Vice-governadoria Rowles Magalhães Pereira da Silva. Após a denúncia, o Ministério Público Estadual anunciou abertura de inquérito específico para investigar o caso.

Segundo fontes consultadas pelo Olhar Direto no Palácio Paiaguás, a denúncia feita pelo assessor de Daltro pode resultar em demissão. O documento da exoneração de Rowles Silva já repousaria sobre a mesa do vice-governador, de acordo com as mesmas fontes. Primeira avaliação evidente de assessores próximo é que Silval e Daltro ao menos titubearam diante o cenário delicado. A obra do VLT está orçada e em andamento no valorde R$ 1,477 bilhão e a propina paga seria de R$ 80 milhões.

"O governador viajou. Na segunda-feira, o vice governador informará qual é a decisão (a ser tomada) ao governador", afirmou uma das fontes. Silval se reuniu com o vice-governador no horário do almoço desta sexta-feira para ouvir e cobrar explicações sobre como o comportamento do assessor graduado. Na avaliação do Paiaguás, o assessor "jogou lama no ventilador, mas deu um tiro no pé". Contudo, apesar da avaliação simplista, a cautela exagerada do governo

O assessor, segundo outras fontes, está pressionado e admitiu que falou demais para a imprensa sem o cuidado de pedir cautela ou off (jargão jornalístico para revelar informação sem apontar responsável). Entre pessoas próximas a Silval, conforme apurou a reportagem do Olhar Direto, a avaliação da denúncia de sexta-feira é de surpresa geral.

"Esse cara é um lobbista. O governo está cercado de problemas", contou outra fonte. "Ele é um sacana. Ele chegou aí na Vice-governadoria, ninguém sabe o que faz. Era para tocar uns projetos", afirmou uma quarta fonte, que é pessoa de confiança de Silval.

Sobre o funcionário específico, ao ser abordado pela reportagem no9 final da manhã, Silval Barbosa tratou de botar panos quentes. "Ele está lotado na Vice-governadoria. Não posso adiantar veredicto".

Ele ainda mostrou como foi o "soco" que levou ao acordar nesta sexta-feira. "Levantei, fui para a academia. Li na imprensa e vi isso", disse um aborrecido Silval em coletiva para a imprensa.

Chico Daltro

Nos bastidores da política palaciana de Mato Grosso, o constrangimento maior coube ao vice-governador Chico Daltro. Ele confirmou que o assessor é funcionário do seu gabinete, mas que não tem nada a ver com o que desempenha com sua atribuição na Vice-governadoria, onde atua desde abril deste ano.

"Ele começou a trabalhar comigo pela experiência de assessoramento em projeto", justificou Daltro para o Olhar Direto. "Esse assunto que a reportagem trata eu desconheço", emendou.

Chico Daltro tamném tentou desqualificar a reportagem do portal UOL e alegou desconhecimento. "Hoje a matéria traz esse assunto, que estranhamente nunca se falou", afirmou Daltro, sem esconder seu ceticismo, em entrevista ao Olhar Direto. "Nem ele, nem ninguém tratou desse assunto comigo, não sei porque esse veículo soltou o assunto agora".

Além de avisar que trataria da denúncia com Silval, o vice-governador rebateu questionamentos sobre qualidades do servidor comissionado. Ele confirmou que Rowles continuava até a manhã desta sexta-feira trabalhando. "O assunto da reportagem não faz parte do meu trabalho e minhas atribuições", pomnderou.

Ele ainda defendeu o governo Silval Barbosa e sua postura como gestor. "O governador tem sido determinado ao garantir transparência total e apuração total. E este assunto terá a apuração devida", avalia Chico Daltro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/43293/visualizar/