Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 17 de Agosto de 2012 às 09:36

    Imprimir


Reprodução / TVCA
Incêndio atinge cerca de 30 propriedades da zona rural de Tangará da Serra
Incêndio atinge cerca de 30 propriedades da zona rural de Tangará da Serra

Um incêndio que já dura três dias destruiu mais de 2 mil hectares de propriedades da zona rural da cidade de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá. O incêndio começou na tarde de terça-feira (14) na Gleba Ariranha e destruiu 30 sítios da região, segundo os produtores rurais.

Os sítios que ficam a cerca de 32 quilômetros de Tangará da Serra, tiveram plantações, cercas e pastagens totalmente queimadas. Os moradores da comunidade dizem que por causa do vento e da vegetação seca as chamas se alastraram rapidamente. “Eu tenho uma lavoura de abacaxi com 18 mil pés. Queimou quase tudo. Conseguimos controlar o fogo mas não foi suficiente”, disse o sitiante Altino Pereira da Silva.

Incêndio Tangará da Serra (Foto: Reprodução/ TVCA)
Fogo começou na terça-feira e ainda não foi
controlado (Foto: Reprodução/ TVCA)


 

Até a manhã desta sexta-feira (17) os focos de incêndio que atingem as propriedades da região ainda não tinham sido controlados. Alguns moradores tentaram apagar as chamas por conta própria.

O produtor rural Elias Borges da Silva relata que a propriedade dele estava preparada para colocar gado. Ele perdeu a pastagem e também mais de 1.200 metros da cerca que estava sendo instalada.“Eu fiz um orçamento para comprar arame e pagar a mão de obra e o serviço. Perdi tudo”, contou. O trabalhador também perdeu uma área de plantação de frutas e verduras.

Os sitiantes reclamam que os bombeiros foram chamados mas não atenderam a ocorrência. Ao G1, o Corpo de Bombeiros do município disse que já está no local para avaliar a situação.

Queimadas
A cidade de Tangará da Serra está em terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o dia 15 de julho, quando começou o período proibitivo das queimadas, a cidade registrou 209 focos de incêndio. O município só perde para as cidades de Campinápolis (258) e Paranatinga (232).





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/43391/visualizar/