Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Julho de 2020 às 06:02
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
Operação Amazônia Arco Norte na região de Aripuanã - Desmatamento — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Operação Amazônia Arco Norte na região de Aripuanã - Desmatamento — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso reduziu em 40% o número de alertas de desmatamento no mês de junho em comparação a maio de 2020, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Foram contabilizados 126 km² de alertas de desmatamento em junho contra 176 km² em maio de 2020. Já em relação a 2019, os alertas de desmatamento do mês de junho em MT diminuíram em 32km².

Na avaliação dos membros do comitê, os aumentos dos alertas em maio são resultado de uma sensação equivocada dos infratores de que o Estado não estaria em campo durante a pandemia do novo coronavírus.

Por meio do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais 2020, Mato Grosso atua em seis frentes de atuação: planejamento e gestão, monitoramento, fiscalização, responsabilização, prevenção e combate aos incêndios florestais e comunicação. O investimento de R$ 22 milhões será dividido entre orçamento próprio do Governo de Mato Grosso e aportes do Programa REDD+ para Pioneiros (REM-Mato Grosso).

Como resultado das ações de comando e controle, Mato Grosso aplicou de janeiro a junho de 2020 mais de R$ 580 milhões em multas e embargou 131 mil hectares. Ao longo dos últimos seis meses foram apreendidos cerca de 180 maquinários utilizados em crimes ambientais, incluindo um helicóptero.

Alertas

Os dados do Deter fornecem informações aos agentes fiscalizadores, permitindo planejar ações, agir com estratégia e celeridade. Os avisos do governo federal complementam as informações obtidas pela Sema por meio da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que utiliza imagens dos satélites Planet.

Assim, se trata de um tipo de dado que gera indicadores sobre o desmatamento, mas que não passa por uma validação. Os dados consolidados do desmatamento na Amazônia são divulgados pelo Inpe por meio do Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/437038/visualizar/