Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 10 de Novembro de 2020 às 14:22
Por: Dialum/Da Assessoria

    Imprimir


Com seu projeto de identificação por radiofrequência (RFID) para a rastreabilidade do algodão, a ID-Cotton é finalista do IoP Journal Award 2020, que será apresentado na conferência virtual IoP Journal World 2020.

Foram selecionados apenas seis casos de sucesso, escolhidos pelo júri composto pelos professores doutores Fernando Rangel de Sousa (UFSC), Glauco Fontgalland (UFCG) e Jean Louis Silva Santos (IFS), além do professor doutor Marcelo Lubaszewski (UFRGS) e do jornalista Edson Perin. Conferência digital acontecerá no dia 12 de novembro, das 13h às 19h.

A rastreabilidade do algodão desenvolvida pela ID-Cotton tem como principal objetivo combater as falhas na identificação e marcação dos fardos colhidos. Com ela é possível eliminar as etiquetas manuais, planilhas manuscritas e outros métodos antigos de identificação. Desta maneira, é possível evitar a contaminação do beneficiamento e a redução da qualidade da pluma.

As etiquetas RFID dos rolinhos de algodão são lidas por meio de coletores e sistemas desenvolvidos pela empresa. Informações são reconhecidas e sincronizadas por um portal de gestão, responsável por fazer a movimentação do produto da lavoura até a unidade de beneficiamento. Assim, é possível rastrear e certificar a origem do algodão.

De acordo com o diretor executivo da empresa, Flavio Tarasoff, a indicação ao prêmio foi uma surpresa positiva, já que foi uma sugestão do próprio grupo, que havia feito uma matéria sobre a tecnologia de identificação por radiofrequência. No entanto, eles ficaram desacreditados, pois concorriam com empresas maiores.

“Existiu um júri que não olhou só a tecnologia, mas as mudanças que isso faz numa cadeia. E aí fomos inscritos por eles e para nossa grata surpresa fomos selecionados entre os 6 finalistas concorrendo inclusive com multinacionais que investem muito no processo de tecnologia. Ficamos muito honrados e é um reconhecimento muito grande para nós”, disse.

“Sabemos que o que estamos fazendo é importante, sabemos que estamos mudando processos, sabemos que estamos mudando muita tecnologia que vem aí de anos. Estamos revolucionando essa metodologia, mas jamais foi de esperar a gente ser agraciado com isso. Isso é resultado de um trabalho que está sendo feito com muito esforço, muito carinho e muita dedicação de toda a equipe”, concluiu.

Para selecionar finalistas, júri utilizou dos critérios de originalidade na solução e no modelo de negócios, de melhoria da experiência do cliente e de inovação contínua no respectivo segmento de mercado. Também, considerou um programa técnico abrangente ao contemplar diferentes mercados. Além da ID- Cotton, foram selecionadas as empresas HP, SIG Brasil, Unipac, UpperBag e Vale.

“O programa do evento ganhou uma riqueza de conteúdo importante para informar o mercado e, inclusive, auxiliar na visão de que a tecnologia é uma ferramenta de negócios essencial para todas as empresas”, afirmou um dos júris.

Evento será o primeiro com casos de sucesso de Internet of Packaging na América Latina. Entre os temas abordados estão a cadeia de suprimento, garantia de autenticidade, experiência do cliente, sustentabilidade e muito mais.

Para mais informações e inscrições, clique no título do evento IoP Journal World 2020 ou no link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_sSD5X16TRGS-H3QHMjH3dg





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/439079/visualizar/