Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Janeiro de 2021 às 10:22
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Lotes de vacina da Coronavac em Mato Grosso — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Lotes de vacina da Coronavac em Mato Grosso — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O segundo lote de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) deve chegar em Mato Grosso ainda neste mês de janeiro. É o que afirmou o governador do estado, Mauro Mendes (DEM), durante lançamento da campanha nessa segunda-feira (18).

Nessa primeira fase receberão as doses os profissionais da saúde, idosos que vivem em asilos e indígenas. Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.

Fases da vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso — Foto: Secom-MT

Fases da vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso — Foto: Secom-MT

A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Logística

A distribuição das vacinas ocorrerá por meio do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para distribuição do composto.

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Os 141 municípios de Mato Grosso receberão as agulhas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19.

A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 milhões de seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/439972/visualizar/