Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Janeiro de 2021 às 16:00

    Imprimir


As vacinas de Oxford, produzidas no Instituto Serum, na Índia e que devem chegar ao país no próximo sábado (23), possivelmente estarão em Mato Grosso ainda na noite do mesmo dia, segundo nota técnica encaminhada pelo Governo Federal aos Estados e municípios. Porém, as doses só devem começar a ser aplicadas após o fim do primeiro lote da Coronavac.

“O Governo Federal disse que, chegando a vacina amanhã, eles já encaminham para os Estados no mesmo dia. Na nota técnica, colocaram que até a noite já estaria em poder do governo de Mato Grosso. Depois tem todos os procedimentos, então, acredito que até segunda-feira deve estar em poder do município”, explicou ao Olhar Direto a secretário de Saúde da Capital, Ozenira Félix.

Ainda conforme a secretária, primeiro Cuiabá terminará de aplicar a primeira dose da Coronavac, para somente depois dar início a vacinação de outras pessoas com a vacina de Oxford. “Quem tomou esta primeira, não pode tomar a segunda dose de outra”, explicou a gestora.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes vindos da Índia estarão prontos para serem despachados para os Estados ainda no sábado, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.

"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", detalhou o Ministério da Saúde em nota.

O governo indiano havia suspendido a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, no fim de semana passado. No início desta semana, enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar a carga de 2 milhões de doses que comprou do Instituto Serum. Na quarta (20), o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, disse que não havia prazo para receber o carregamento, mas negou que problemas políticos e diplomáticos com a Índia tenham atrasado a entrega.

Não foi informada a quantidade de vacinas que será destinada para Mato Grosso. Para todo o país, serão dois milhões de doses.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/440029/visualizar/