Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Março de 2021 às 19:06
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Entendendo às necessidades de não fechamento do comércio (lockdown) como forma de combate à disseminação da Covid-19, o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, atendeu parcialmente as recomendações de entidades representativas das atividades comerciais, industriais e de serviços, e estipulou novas regras e restrições que visam frear o contágio da doença em Mato Grosso.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (01.03), em reunião por videoconferência onde o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também participou. Foi anunciado, pelo Gabinete de Situação Covid-19 do governo do estado, que 88% dos leitos de UTIs estão ocupados e que Mato Grosso é o segundo estado que mais faz testagem de Covid-19 no país, atrás apenas de Roraima.

“O comércio tem feito a sua parte, cuidando de seus colaboradores dentro das lojas e, assim, evitando que eles fiquem ociosos em casa e saiam para eventualmente se aglomerar”, disse Wenceslau Júnior ao afirmar, ainda, que a manutenção do trabalho ajuda a manter a economia ativa, com a manutenção do emprego e da renda das famílias.

As novas exigências devem ser importas via decreto, que será publicado ainda nesta segunda, com validação a partir de terça-feira (02) e terá duração de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais quinze, visto que o isolamento no país e em Mato Grosso está abaixo de 40%.

A principal (exigência imposta) trata, novamente, do toque de recolher, que será das 21h às 5h, além de delimitar o horário de funcionamento do comércio e atividades em geral em dias de semana (das 5h às 19h), aos sábados (das 5h às 12h) e domingos (tudo fechado). As exceções ficam para farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias.

Está previsto a elaboração de um projeto de lei que que prevê multa às pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público. A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.

Confira outras exigências do governo estadual

Supermercados: apenas 01 pessoa por família;

Delivery: até 22h todos os dias (governo vai avaliar os questionamentos solicitando extensão desse horário);

Transporte coletivo: autorizado, bem como uber e táxi;

Escolas: dado o compromisso geral das escolas na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/440925/visualizar/