Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 02 de Maio de 2021 às 09:53
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Sessão da Assembleia Legislativa de MT — Foto: Reprodução
Sessão da Assembleia Legislativa de MT — Foto: Reprodução

Foi sancionada uma lei estadual que obriga as unidades públicas e privadas de saúde em Mato Grosso a oferecer o questionário M-CHAT, permitindo assim aos bebês com faixa etária de 16 a 30 meses ser diagnosticado com autismo.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (30). A norma é aplicável ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as clínicas e hospitais particulares.

Atualmente, o instrumento de identificação precoce do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é a escala M-CHAT.

O teste é composto por 23 questões do tipo sim ou não, que devem ser respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica.

As respostas aos itens da escala levam em conta observações dos pais com relação ao comportamento do filho.

A soma total dos pontos poderá indicar a presença de sinais do autismo, facilitando assim que as mães adotem precocemente medidas em favor do desenvolvimento dos filhos.

Em caso de pontuação elevada, é fundamental que a criança siga para uma avaliação com um médico especialista e uma equipe multidisciplinar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/442650/visualizar/