Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Maio de 2021 às 14:27
Por: Adilson Rosa | Seduc-MT

    Imprimir


A palestra empolgou os alunos da Escola Militar

A | A

A Escola Militar Tiradentes de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) realizou uma a palestra virtual com a participação de mais de 150 estudantes do ensino fundamental e médio da unidade, além dos coordenadores militares. A palestra “Um Professor no Espaço” foi ministrada pelo professor Antônio Márcio Rennó Matos, que abordou a sua experiência quando esteve a serviço da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), nos Estados Unidos. A transmissão ocorreu nesta segunda-feira (10.05), pelas redes sociais da escola.

Antônio Marcio, que reside em Itajubá (MG), destacou quais foram as etapas cumpridas até a seleção, enfatizando a importância de estudar e acreditar sempre em seus sonhos. Também contou um pouco sobre a trajetória das principais pesquisas e feitos da Nasa relacionando-se as pesquisas para viagens no espaço.

O palestrante também explanou sobre o projeto de sua autoria o “ConheCiência”, que lhe possibilitou usufruir do título de Embaixador na Nasa. O projeto consiste em alunos, sob sua orientação e coordenação, ensinarem ciências para jovens de comunidades carentes.

A professora de física da Escola Militar, Adriana Palu, idealizadora da palestra virtual, destaca que a ideia surgiu da curiosidade dos próprios alunos pelo tema astronomia durante as aulas de física. A curiosidade foi tanta que os alunos participarem em 2019 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, oportunidade em que teve a ideia de promover palestras com o intuito de trazer mais oportunidades de conhecimento aos seus alunos. Com as aulas remotas, surgiu a oportunidade de convidar o palestrante para relatar suas experiências na Nasa.

“Considerando que quem ensina aprende, aprende muito mais, eu acredito que a gente possa, mesmo nesse momento difícil, construir Ciência e ajudar nossos alunos a construírem e solidificarem os saberes. O Objetivo foi alcançado”, comemora a professora.

Entre os alunos, a palestra foi o maior sucesso. Kauan Macena, do 3º ano do Ensino Médio, gostou muito da palestra, pois o assunto foi motivador. “O professor Antônio Márcio me inspirou e muito com sua história de vida. É muito gratificante ver um professor brasileiro tendo a honra de visitar a Nasa”, assinala.

Para Nina Milene, do 1ª ano do Ensino Médio, foi uma experiência proveitosa, principalmente por ver que uma pessoa humilde, através de muito estudo e disciplina, pode participar de um importante projeto na Nasa.

“O que mais gostei foram as imagens das experiências pelas quais ele passou, as mulheres que lá trabalham e como ele contou a rotina de trabalho deles e dos astronautas”, destaca.

Para o diretor da escola, tenente coronel Ilton Botelho da Costa Campos, iniciativas como essa da professora agregam valor ao processo ensino-aprendizagem dos alunos, estimulando-os a estudar, enaltecendo habilidades como disciplina, perseverança e resiliência ao apresentar bons exemplos, sendo ainda, uma estratégia de busca ativa junto aos estudantes para que participem mais das aulas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/442995/visualizar/