Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 12 de Maio de 2021 às 15:08
Por: Dialum/Da Assessoria

    Imprimir


Edson Rodrigues

Uma nova tecnologia que irá possibilitar aumento da produtividade e inovação para soluções no agronegócio. Essa é a proposta da 5g Standalone, ferramenta apresentada na terça-feira (11) pelas empresas de telecomunicações TIM e Nokia, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a ConectarAgro.

O piloto do projeto foi demonstrado na área rural do município de Rondonópolis (240 km de Cuiabá), na sede do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). Na apresentação, transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4k e produzidos a partir de imagens obtidas por drones. A tecnologia permite, por exemplo, fazer a inspeção do plantio em tempo real.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do lançamento e exaltou a possibilidade que os agricultores passarão a ter de controlar em tempo real o manejo do plantio. “Temos que democratizar a tecnologia 5G, fazer com que ela seja acessível a todos. Essa é uma ferramenta que irá melhorar a produtividade e muito”.

Para o presidente da ConectarAgro, Gregory Riordan a tecnologia viabiliza uma série de benefícios que ultrapassam o plantio, e permeiam a inclusão digital. “Consegue-se produzir melhores dados para análise o que possibilita por exemplo, redução de agroquímicos, diminuir número de incidentes. Além disso, ela facilita a educação formal e técnica”.

O presidente da Ampa, Paulo Aguiar, explica em linhas práticas, de que forma a 5g Standalone impulsiona a produtividade. Ele pontua que ela permite que o produtor inspecione o plantio, habilitando soluções que podem ser aplicadas à colheita e ao manejo agrícola. Além disso, a gestão de equipamentos e a intercomunicação são facilitadas.

“Isso é algo que viabiliza uma resposta rápida no dia a dia. Permite que o produtor rural monitore de forma instantânea por 24 horas ao dia o que está acontecendo nas lavouras. Os dados são enviados diretamente para a pessoa que pode solucionar os problemas. A informação é rápida, confiável, possibilitando decisões mais assertivas”, ressalta Aguiar

Participaram ainda do evento de lançamento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o vice-presidente de negócios da TIM, Paulo Gouveia, o Senador Wellington Fagundes, os Deputados Federais Sérgio Souza e Alceu Moreira, presidente e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.

Também estiveram presentes Alexandre Schenkel, presidente do Sindicato Rural de Campo Verde e lideranças associativas e sindicais regionais e estaduais.

NOVA TECNOLOGIA

A 5G Standalone é uma ferramenta que independe da estrutura da 4G para funcionar e está sendo encampado pelas empresas de comunicação e Ampa, com o apoio do Conectar Agro. O projeto que foi apresentado ao agronegócio, é o segundo de uma série de 20 que o Ministério das Comunicações apresentará até o fim do ano para diferentes áreas.

O primeiro, foi demonstrado na semana passada, com a ativação de rede do Palácio do Planalto, em Brasília.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443002/visualizar/