Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Junho de 2021 às 06:15
Por: Jacques Gosch e Mikhail Favalessa/RD News

    Imprimir


Stachin STF prisão

No inquérito dos atos antidemocráticos, Nereu Crispim pediu prisão de Stachin e Sara Winter

Odeputado federal Nereu Crispim (PSL-RS) pediu a prisão preventiva do militante de extrema direita Marcelo Stachin, morador de Sinop (a 500 KM de Cuiabá), que chegou a concorrer a prefeito daquele município em 2020, ficando em último lugar, com apenas 560 votos, o que representa 0,86%. O pedido consta no chamado inquérito dos atos antidemocráticos, do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo sigilo foi levantado pelo ministro Alexandre de Moraes nesta segunda (07).

Junto com Stachin, Nereu Crispim pede a prisão de outros dois ativistasd. São eles: Sara Geromini, a Sara Winter, e Paulo Felipe - autodenominado “Comandante Paulo”.

No pedido, Nereu Crispim lembra da participação de Stachin e outros apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro em vídeos de ameaças que noticiavam caravana que iria a Brasília para para "dar cabo a essa patifaria estabelecida no País e representada por aquela casa maldita do Supremo Tribunal Federal - STF, com seus 11 (onze) ;gângsteres;, que têm destruído a Nação".

"Ademais, circulou nas redes sociais do senhor Paulo Felipe- autodenominado ;Comandante Paulo; - e do senhor Marcelo Stachin, uma convocação de todo o povo brasileiro para estarem presentes em Brasília, no dia 08 de maio de 2020, com previsão de arregimentação de 300 caminhões e respectivos ocupantes, além de militares da reserva, civis, homens, mulheres e crianças. Contudo, o dia ;D; agendado para a citada manifestação, conforme divulgado por Paulo Felipe, outro defensor de Jair Bolsonaro, é o próximo domingo, 10/05", diz o texto enviado pelo parlamentar ao STF.

Nereu Crispim ainda argumentou ao Supremo que Stachin e os citados cometeram crimes graves, como incitamento à subversão da ordem política ou social, dentre outros crimes contra a segurança nacional;. Salientou ainda que a oitiva dos ativistas iria ao encontro do objeto de investigação delimitado pela Procuradoria-Geral da República.

“Ressalto que além da oitiva da senhora Sara Winter, do senhor Paulo Felipe e do senhor Marcelo Stachin no respectivo inquérito para apuração do financiamento e propagação de idéias contrárias a ordem constitucional e ao Estado Democrático, seja determinada, por esta Corte Constitucional, a prisão preventiva por atos atentatórios aos três Poderes da República, supressão de garantias fundamentais, e ataques às conquistas democráticas tornadas realidades com a Constituição Federal cidadã, promulgada em 1988", concluiu.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443709/visualizar/