Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Quarta - 09 de Junho de 2021 às 14:32
Por: Pablo Rodrigo e Vitória Lopes/Gazeta Digital

    Imprimir


Marcus Vaillant/ José Medeiros

Está marcado para 7 de julho mais uma audiência de conciliação entre o ex-governador Pedro Taques (SD) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Antônio Joaquim, que faltou a 1ª audiência marcada pelo 4º Juizado Especial Cível de Cuiabá.

Taques processa o conselheiro sob acusação de que o mesmo o ofendeu durante uma entrevista no programa da Rádio Capital FM. Na ocasião, Antônio Joaquim chamou Taques de “pigmeu” e “impostor canalha”, entre outras declarações.

Conforme o processo, o programa foi ao ar em 10 de março de 2020. Durante a entrevista, o conselheiro foi questionado sobre seu pedido de aposentadoria feito ao governo. Segundo Antônio Joaquim, sua aposentadoria foi negada para que ele não pudesse participar na eleição de 2018.

Além de Taques, que era governador na época, ele também chamou o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de “bandidos”. “Este é o verdadeiro crime que cometi. Hoje, mais do que nunca, sei que sou vítima de uma trama sórdido e covarde. Uma grande farsa executada por dois bandidos, ex-procuradores do MPF, o então procurador-geral Rodrigo Janot e o senhor Pedro Taques, desencadeada com o único objetivo de impedir a minha presença no processo eleitoral de 2018”, disse.

Conforme o ex-governador, a decisão pela aposentadoria de Antônio Joaquim não cabia a ele. Taques foi orientado pela Procuradoria Geral de Mato Grosso (PGE) a noticiar o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF). O membro do TCE, assim como outros conselheiros, foram afastados do cargo após pedido do Ministério Público Federal (MPF), na Operação Ararath, pelo ministro Luiz Fux, do STF.

Ainda assim, figurando como opositor político de Taques, ele fez diversas declarações polêmicas no programa. “Pigmeu, impostor, canalha, bandido e crápula. Pigmeu Pedro Taques. Ele mandou para o STF perguntando se podia assinar. Um ato de cinismo, de hipocrisia”, criticou.

Inconformado, o ex-governador chegou até mesmo a ligar para a emissora. No entanto, sem cessar as ofensas, decidiu por não “bater mais boca” com o então adversário. Como indenização, Taques pediu R$ 41,8 mil por danos morais, acrescidos de juros.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443761/visualizar/