Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Junho de 2021 às 22:24
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Dinalte Miranda/DC
Pesquisa revela falta da rede de esgoto em 50% dos lares em Cuiabá
Pesquisa revela falta da rede de esgoto em 50% dos lares em Cuiabá

Um dos grandes desafios do poder público é garantir à população a universalização do acesso aos serviços básicos com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em todos os lares. Em Cuiabá, o saneamento básico ainda precisa de muitas melhorias, principalmente, nos serviços de esgotamento sanitário. É o que revela pesquisa de opinião relativa ao 8º ano da “Concessão de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Capital”, divulgada ontem (14), pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

O universo do estudo compreendeu 2.528 entrevistados e usuários residenciais urbanos ligados à rede pública abastecidos pelos Sistemas Tijucal, Sul, Central, Ribeirão do Lipa e distritos localizados na cidade. “Essa pesquisa reflete a impressão do cidadão com relação aos serviços de água e esgoto prestados em Cuiabá e é essencial para que possamos avaliar os pontos que podem ser melhorados. Por isso, a participação do consumidor é de grande contribuição para melhoria do sistema”, destaca o presidente da Arsec, Alexandro de Oliveira.

O período da coleta de informações ocorreu de 28 de janeiro a 12 de fevereiro deste ano. Para a realização da pesquisa, a Agência contratou, por meio de licitação, a Consulting do Brasil – Consultoria & Inteligência em Negócios Governamentais. A edição consolida os dados sobre os serviços prestados pela Concessionária Águas Cuiabá em 2020 e a margem de erro para amostra é de 3%.

Os usuários foram ouvidos acerca dos seguintes temas: fornecimento de água; qualidade da água; conta de água; coleta e tratamento de esgoto; qualidade do atendimento da concessionária de água e esgoto, entre outros. Dentre outros resultados, o levantamento mostrou que 98,14% das residências contam com fornecimento de água potável feito exclusivamente pela rede de destruição de rua, mas o percentual cai para 65,5% entre os imóveis que recebem o líquido diariamente, o que significa dizer que em 34,5% há intermitência ou interrupção na prestação do serviço. Além disso, pouco mais da metade (50,4%) das moradias possui rede coletora de esgoto da Concessionária Águas Cuiabá.

Ainda em relação a distribuição da água 31,6% dos entrevistados disseram receber o produto em dias alternados (dia sim, dia não), 2,4% a cada dois dias e 0,9% uma vez por semana. Além disso, em 31,5%, o tempo de abastecimento é feito 24 horas, em 38% por 12 horas, 21,1% por 8 horas e 9,4% por apenas 4 horas.

Já 1,15% dos imóveis têm o fornecimento feito por sistema da rua e por poço domiciliar e 0,71% somente por poço domiciliar. Dentre as regiões, chama a atenção a do Ribeirão do Lipa que tem 100% do serviço feito por rede da rua enquanto nos distritos esse percentual para 78,4%. Das moradias com poço, em 46,8% são tipo artesiano, 27,7% caseiro e os demais não sabem (25,5%).

A maioria também considerou a pressão da água para subir até a caixa como boa (67,21%) e ótima (10,21%). Outros 15,19% consideram regular e 5,15% ruim ou péssima. Na falta de abastecimento por rede, 74,2% dos que solicitaram caminhão-pipa foram atendidos pela concessionária, o que significa que 25,8% não foram atendidos. Quanto a qualidade do produto, 66,6% disseram ser boa e 10,3% ótima. Entre regular, ruim, péssima e não sabe esse percentual é de 23,1%. No geral, a avaliação pela prestação do serviço é considerada ótima por 69% e boa por 10,7% ótima, 16,1% regular, 2,1% ruim, 1,6% péssima e 0,5% não sabe.

Quanto a rede de esgoto, a pesquisa mostra que 50,4% dos entrevistados contam com rede coletora de dejetos da concessionária, 12,5% fossa séptica e ligada ao sistema coletor da empresa, 1,4% fossa séptica com encaminhado para a drenagem de água de chuvas, 21,3% fosse séptica e depois infiltrado no terreno e 3,9% vai direto para a rede de drenagem.

Além disso, 0,4% escorre superficialmente pela rua. A região central é a que conta com maior índice de rede coletora (55,2%) e o menor percentual (5,4%) de sistema coletor é verificado nos distritos. Cerca de 2/3 dos entrevistados (65,5%) informaram não sentir cheiro forte de esgoto em frente de suas casas.

Neste quesito, o levantamento releva que para 62,54% dos entrevistados, os serviços prestados pela Águas Cuiabá podem ser considerados ótimo ou bom. Com relação às obras ou ações da empresa, um total de seis em cada 10 entrevistados não constatou no último ano nenhuma obra ou ação da Concessionária nas proximidades de sua residência. Do total de 36, 8% dos entrevistados que constaram alguma obra ou ação da empresa nas proximidades de sua residência no último ano, 2/3 (66,8%) informaram que houve recomposição asfáltica.

Na semana passada, a Concessionária Águas Cuiabá lançou as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Lipa, que prevê a construção de mais nova estação de tratamento de esgoto na cidade. O SES Lipa beneficiará, diretamente, 126 mil pessoas em 77 bairros. O investimento é de R$ 200 milhões e a garantia é de que o sistema vai elevar para 78% a cobertura de esgoto na Capital.

Conforme informações da Concessionária, desde 2017 até agora, foram aplicados R$ 571 milhões na ampliação e melhoria dos sistemas de água e esgoto no município. No que se refere ao esgotamento sanitário, até o momento, já foram instalados 160 quilômetros de coletores em 123 bairros, entre outras obras e melhorias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443909/visualizar/