Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 19 de Junho de 2021 às 06:29
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado Wilson Santos (PSDB) na última quarta-feira (16) quer tornar obrigatória a vacinação de servidores públicos. Caso o projeto seja aprovado, quem não se vacinar poderá sofrer penalidades civil, administrativas e penais, como exoneração, proibição de exercer cargo ou função pública por oito anos e pagamento de multa.

De acordo com a assessoria de imprensa, a proposta foi protocolada e lida em plenário na sessão ordinária de quarta-feira (16). Agora, será analisada pela Comissão de Saúde e, posteriormente, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de ser submetida ao plenário para aprovação ou rejeição dos 24 deputados estaduais.

O PL abarca a vacinação contra a Covid-19 de servidores públicos efetivos, comissionados e temporários, de atividades essenciais e não essenciais lotados em órgãos da administração pública direta e indireta, empresas públicas e mistas, agências reguladoras, representações, entidades e instituições públicas.

O projeto de lei ainda estipula que o servidor público que após o encerramento de todas as etapas do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 não tiver vacinado sofrerá penalidades civil, administrativa e penal. Uma penalidade ao servidor público ou agente privado que não se submeter a vacina contra a Covid-19 é a proibição de exercer cargo ou função pública com a administração pública pelo período de oito anos, além de pagar multa equivalente a 100 UPFs (Unidades de Padrão Fiscal).

Para o deputado Wilson Santos, o projeto se faz necessário visto que milhares de pessoas não estão comparecendo aos postos de vacinação, mesmo com as doses de imunização oferecidas pelo poder público. O parlamentar diz que é inaceitável em um cenário de pandemia, com alta de mortes em todo o país e quando se trava uma batalha pela vacinação, que populares evitem a imunização, aumentando a possibilidade de contaminação.

“É um cenário atípico da saúde pública que exige participação efetiva dos poderes constituídos para que a normalidade seja retomada. Ainda mais quando se trata de administração pública, estamos remetendo aos serviços essenciais a sociedade que são educação, saúde, segurança e justiça”, afirma.

Um levantamento realizado Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá constatou que apenas no mês de junho mais de 11 mil pessoas agendadas deixaram de comparecer aos postos de vacinação para tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Esse número corresponde a 20% de abstenção.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444004/visualizar/