Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 01 de Julho de 2021 às 11:50
Por: Patrícia Sanches/RD News

    Imprimir


Produtores de Mato Grosso foram surpreendidos por episódios de geadas em algumas cidades, que deixam rastros de prejuízos. Luis Antônio Huber, da fazenda Coqueiral, na região de Jaciara, conta ao cerca de 300 hectares de sua área plantada – fazenda tem aproximadamente 3 mil hectares – foi atingida pela geada. “A gente acredita que vai estragar bastante, derrubar a folha, o algodão. Estamos aguardando para saber qual vai ser o estrago”, diz.

Ele detalha que não tem termômetros espalhados pela fazenda, mas que, ao circular durante a madrugada, o termômetro de sua caminhonete marcava 3 graus. “Foi o primeiro dia, nunca tinha visto isso. Em 20 anos eu nunca tinha visto um frio tão intenso”, assevera.

O produtor pondera que não há o que fazer para evitar mais prejuízos por isso, agora, só resta “torcer para que esquente”. Ele explica que a região foi atingida pela geada por ser mais alta, cerca de 800 metros de altitude, e perto de uma nascente de rio. Além disso, a Serra de São Vicente está próxima a área rural. A lavoura atingida pela geada está com previsão de colheita para 10 de agosto e outras áreas, que não foram afetadas, em 20 de julho.

Moradores da fazenda Olho D´Água, que fica a cerca de 110 km de Guiratinga, também se surpreenderam ao acordar. Encontraram o pasto, chiqueiro e piquete de leiteira cobertos com gelo. Por volta das 4h30 da manhã, segundo Natália Cristina Peralta Cardoso, faziam cerca de 5 graus no local.

“Começou a clarear o dia, os meninos foram tirar o leite e viram que estava tudo branco. Havia gelo por cima do capim. É a primeira vez que vejo isso, aqui é muito calor, não é normal”, diz ao . Natália diz que as temperaturas já subiram por lá agora no meio da manhã e que o pasto está queimado pela seca e também, agora, pelo gelo, não sendo possível saber qual das duas causas mais castiga a pastagem. Além de Guiratinga e Jaciara, moradores de Itiquira relatam a ocorrência de geadas.

VOLTAR

IMPRIMIR





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444369/visualizar/