Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Agosto de 2021 às 13:21
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Profissional que ensina, tira dúvidas, direciona conteúdos, corrige provas e exercícios, o tutor de Ensino a Distância (EAD) se tornou um novo tipo de educador, fundamental para a motivação e engajamento dos alunos na modalidade de ensino on-line. Com a pandemia da Covid-19, esse professor mergulhou ainda mais nas necessidades e anseios dos alunos e, por isso, merece toda admiração e respeito.

Um grande exemplo da importância de um tutor é o curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, com apoio do governo estadual e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA).

Na capacitação, voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Mato Grosso, 10 tutores são responsáveis pelo apoio pedagógico aos alunos. O curso também prevê aulas presenciais e atividades práticas, que encontram-se suspensas, no momento, em decorrência da pandemia.

A enfermeira Patrícia Alcântara Andrade, de 47 anos, tutora do curso no polo do município de Campo Verde, percebe a vontade dos alunos em crescer e evoluir, não somente como agentes de saúde e de combate a endemias, mas também como cidadãos.

“O curso traz muito conhecimento e construção de saberes aos alunos, não apenas na parte técnica profissional, mas os fazem crescer como pessoas. Eles vislumbram um futuro com mais oportunidades, capaz de transformar a vida deles”, explica.

Sanitarista, especialista em Saúde da Família e em Vigilância em Saúde, a tutora tem grandes expectativas para os próximos meses em relação ao curso que se encontra na metade. A previsão de finalização é em novembro deste ano.

“Vejo um crescimento muito grande de todos os alunos, então a minha expectativa é a melhor possível. Só lamento que com a pandemia nós ainda não pudemos ter um contato mais próximo, sinto essa falta”, detalhou Patrícia.

Tutora do polo de Cuiabá, a enfermeira e servidora pública estadual, Gilda Colman Soares, de 62 anos, destaca que sempre esteve envolvida em processo de desenvolvimento, cursos e capacitações, tanto no trabalho quanto nas unidades de saúde em equipe.

“Sempre gostei de compartilhar conhecimento buscando motivar pessoas com o objetivo de melhorar cada vez mais seu desempenho profissional”, conta. Apoiada no tripé da educação em saúde, Gilda é uma professora nata.

“Adoro atuar no curso TACS, pois dessa forma estou contribuindo para a formação de pessoas e com o Sistema Único de Saúde, que é um direito universal e igualitário no nosso país”, frisa.

Para Jonas Fernandes Bento, a tutoria tem um sentimento especial. Hoje enfermeiro, ele atuou como agente de combate a endemias até fevereiro deste ano. Tutor do polo de Alta Floresta, o profissional residente na cidade de Novo Mundo e conhece de perto a vivência e atuação profissional na área da saúde. Ele tem grande expectativa para os colegas.

“Espero que os agentes que estão realizando o curso concluam com sucesso. Com a ampliação do conhecimento que o curso proporciona, eles poderão prestar uma assistência mais qualificada e de qualidade para a população de suas micro áreas”, enfatizou.

Outra enfermeira, Ana Rubia de Freitas Cruz, de 35 anos, tutora e residente no polo de Rondonópolis, acrescenta que a experiência na atividade tem sido gratificante.

“Para mim tem sido uma experiência grandiosa poder participar desse projeto e viver a realidade do dia a dia deles. Juntos, aprendemos muito. Espero para os próximos meses que eles continuem aproveitando e coloquem em prática o que aprenderam”, conclui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/445197/visualizar/