Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 03 de Setembro de 2021 às 21:25
Por: Por Bárbara Fava, TV Centro América

    Imprimir


A artista plástica mato-grossense Ruth Albernaz Silveira foi indicada ao prêmio PIPA 2021, um dos mais importantes do país. Ela também é bióloga e mora em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Nas obras, a artista defende a união entre o ser humano e a natureza.

As obras de Ruth Albernaz estão cada vez mais reconhecidas. Ela é a primeira mulher mato-grossense a ser finalista do prêmio PIPA 2021.

Por causa da pandemia, o prêmio criou uma categoria digital em que os artistas vencedores serão escolhidos via votação online que vai até esse sábado (4).

“Me sinto muito honrada. Estamos em uma fase de votação popular e estamos fazendo uma campanha de engajamento para que toda a sociedade participe, vote para a gente trazer o prêmio PIPA para Mato Grosso, porque é fundamental romper essas fronteiras, divulgar a arte do estado, que é uma arte forte e potente”, contou.

Ruth Albernaz Silveira é artista e bióloga em MT — Foto: Instagram/Reprodução

Ruth Albernaz Silveira é artista e bióloga em MT — Foto: Instagram/Reprodução


Ruth nasceu e mora em Chapada dos Guimarães. Foi lá que ela desenvolveu sua própria arte durante a adolescência. Muito do que ela produz é o que ela vê na realidade. Em alguns quadros, ela pintou o que observava durante a infância e que agora não existe mais.

“O mais latente é estar relacionado às mudanças climáticas. A gente está em um momento em que se não tomar atitudes muito concretas, não vai conseguir minimizar a questão climática”, disse

As criações da artista caminham por diversas formas de linguagem, desde pinturas, desenhos, literaturas e até instalações artísticas.

“O interesse do artista é comunicar algo e, dentro das temáticas que eu trabalho, uso formas de comunicação que podem ser desde uma instalação onde crio ambiência para falar sobre a casa de uma benzedeira, para falar sobre assuntos ligados a cura, as práticas do autocuidado, como também uma pintura que fale sobre o cerrado”, contou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446161/visualizar/