Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 11 de Outubro de 2021 às 12:03
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Fazendas causaram desmatamento com uso de fogo durante o período proibitivo em MT — Foto: Divulgação
Fazendas causaram desmatamento com uso de fogo durante o período proibitivo em MT — Foto: Divulgação

Quatro fazendas em Mato Grosso foram multadas em dois dias por provocarem desmatamento de 981 hectares de vegetação com uso do fogo durante o período proibitivo. As multas foram aplicadas pelo Corpo de Bombeiros durante a operação 'Abafa Amazônia 2021', iniciada no dia 7 de outubro no Norte do estado.

As propriedades ficam na zona rural de Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, e foram alvo de fiscalização depois que foram identificados focos de calor por meio do monitoramento de imagens via satélite realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Devastação

Uma das fazendas em Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá, tem 7.740 hectares. Agentes comprovaram durante inspeção em campo a devastação de 220 hectares de vegetação, com árvores de aproximadamente cinco metros derrubadas, troncos queimados e cinzas no local - sinal de uso de fogo, conforme monitoramento no dia 28 de agosto que identificou 34 focos de calor. O dono da propriedade foi multado em R$ 395 mil.

Na mesma região, outras três fazendas foram multadas em R$ 2.188.000 por também utilizarem o fogo para destruir áreas de vegetação. No total, foram fiscalizados 586 hectares nos quais foi comprovado o crime ambiental. Dentro dessas áreas é possível haver espécies de árvores nativas que são terminantemente proibidas de corte, como a castanheiras, mas que podem ter sido destruídas nessas queimadas, diz o Corpo de Bombeiros.

Operação

A operação Abafa Amazônia é coordenada pelo Corpo de Bombeiros e realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, polícias Militar e Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447372/visualizar/