Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 15 de Outubro de 2021 às 06:21
Por: Emilly Magalhães/Folha Max

    Imprimir


Tchelo Figueiredo - Secom/MT

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta quinta-feira (14), que mesmo após a revogação de decretos estabelecidos desde o início da pandemia de Covid-19, ainda não há previsão para abandonar o uso da máscara facial em Mato Grosso. Em nível nacional, o presidente Jair Bolsonaro vem pressionando para liberar a exigência da máscara diante do avanço da vacinação.

No início do mês, com a diminuição nos números de casos da Covid-19, o Governo do Estado revogou todas as medidas restritivas de combate e prevenção à Covid-19 e manteve obrigatório apenas o uso da máscara como medida de biossegurança para a Covid-19, em espaços públicos e privados, inclusive para imunizados. Figueiredo explicou que, apesar das flexibilizações, ainda não é o momento de abandonar o uso do acessório de proteção.

“Todos querem voltar ao normal, nós entendemos que ainda temos que nos precaver a pandemia não acabou. Eu continuo sempre insistindo com as pessoas de que existe ainda perigo e é preciso que a gente se proteja. Mas, quando nós entendermos que é o momento adequado para dispensar esse material de proteção individual, assim será. Mas, por enquanto, a lei continua em vigência”, destacou o secretário durante a entrega da estrutura ampliada da Central de Imunobiológicos de Mato Grosso.

De acordo com o secretário, ainda não há um prazo estipulado para "abolir" as máscaras, destacando que é a continuidade da redução de casos que fará com que isso aconteça. “Não tem prazo, o prazo são os indicadores da pandemia, a situação epidemiológica do país e do Estado”, disse o secretário.

Centro de Triagem

Já sobre o fechamento do Centro de Triagens na Arena Pantanal, Figueiredo afirmou que comunicou aos gestores de Cuiabá e Várzea Grande com antecedência para que pudessem se preparar. Além disso, ele destacou que nesse momento pretende focar nas atribuições do Estado. “Atentemos 240 mil mato-grossenses que por lá passaram. Trabalhamos por mais de um ano e anunciamos com antecedência a paralisação dos serviços. Então, nós vamos finalizar os atendimentos na tarde de amanhã. Enfim, nós vamos centrar como prioridade para aquilo que é atribuição do Governo do Estado já que a pandemia de certa forma está controlada e os municípios tiveram bastante tempo para se preparar para assumir esse atendimento”, declarou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de reativação do centro, caso ocorra uma nova onda de contágio pelo coronavírus, Gilberto pontuou que não acredita nessa possibilidade. Mas, que os municípios devem se preparar já que se trata de uma atribuição municipal.

“Muito pouco provável, não torço para que isso aconteça. Mas, como eu disse essa é uma atribuição municipal. Então, se existe a possibilidade de uma nova onda os municípios devem se preparar para isso. Não fizemos um centro de triagem em cada município, fizemos na baixada cuiabana. Os demais municípios se prepararam e fizeram sua tarefa de casa”, finalizou o secretário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447471/visualizar/