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Tecnologia
Segunda - 25 de Outubro de 2021 às 18:29
Por: Da Assessoria

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Com 120 filiais, mais de 600 parceiros e uma equipe de 2 mil vendedores em todo o Brasil, a Embracon, uma das maiores administradoras de consórcio do país segundo ranking do Banco Central, precisava garantir o controle da sua operação de prospecção e de vendas. Especialmente quanto à evolução e efetivação do negócio, no momento propício, quando os leads são distribuídos pela área de marketing para a equipe e precisam ser trabalhados rapidamente para não perderem o time.

Após avaliar várias soluções disponíveis no mercado, a Embracon optou pelo CRM da Zoho, implantado pela Marcos Custódio Consultoria, empresa de tecnologia, desenvolvedora de diversas soluções e parceira da especialista indiana em soluções de CRM (Customer Relationship Management ou sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente).

Segundo o diretor de marketing da Embracon, Juarez Dutra, o objetivo do projeto era ter a gestão da entrega, da evolução dos leads e da conclusão da venda. “O projeto da consultoria e a tecnologia da Zoho atenderam a todos os nossos requisitos, com um custo adequado ao orçamento. A implantação, iniciada assim que começou a pandemia, foi concluída em apenas onze meses, quando a última filial, em abril de 2021, entrou em operação, o que consideramos altamente eficaz, em comparação com o tempo que outros players do mercado levam” assinala Dutra.

A prova de conceito (PoC), finalizada em fevereiro de 2020, foi muito bem-sucedida, mas quando estava concluída e a implementação iria começar, teve início a pandemia. “Fechamos todas as nossas 120 filiais. O CRM Zoho foi vital para que os vendedores trabalhassem de casa. Antes da implementação, a equipe não tinha um local específico para armazenar seus contatos, acompanhar sua evolução e obter interação rápida com os leads, o que conseguimos com a solução”, conta o diretor da Embracon.

O diretor da Consultoria, Marcos Custódio, explica que todo o projeto foi implantado online, em cada filial. Entre os desafios superados pela empresa de consultoria estão o atendimento do prazo, especialmente em decorrência da urgência que as restrições impostas pela covid-19, provocaram e o grande número de filiais e da numerosa equipe. “O apoio da diretoria da Embracon e a facilidade do sistema Zoho, que é cloud, foram cruciais para que o sistema entrasse em operação rapidamente”, avalia Custódio.

Em seguida, a consultoria trabalhou, juntamente com a Embracon, na adesão de todos os usuários ao sistema. O treinamento, também remoto, contou com conteúdo educativo e motivacional, essencial para que a equipe de vendas usasse a solução, que é intuitiva e requer apenas que o vendedor instale o app em seu celular. “Compartilhamos os conhecimentos com o time da Embracon, tornando os colaboradores capazes de fazer as tarefas administrativas mais complexas dentro da Zoho”, completa o diretor da consultoria.

Aproveitamento de leads
O CRM da Zoho ajudou a Embracon a superar os desafios da pandemia, garantindo mais controle sobre as vendas, o que resultou em aumento de 20% de aproveitamento dos leads fornecidos pela empresa. Agora, os vendedores usam o sistema para armazenar todos os contatos que fazem individualmente ou a partir das distribuições da Embracon.

O processo é fim a fim, ou seja, o lead gerado dentro do site entra diretamente no Zoho e o vendedor tem acesso imediato a ele, com informações sobre sua qualificação. E também a recursos de fluxo de venda, comunicação e mensageria.

“Passamos a ter uma visão holística de todas as abordagens, evolução e efetivação das vendas, de modo a entender como a operação evolui e impedir que leads ficassem parados, em um momento em que se perdeu a proximidade com os clientes. O sistema ainda garantiu essa visibilidade a supervisores, gerentes e à diretoria, que podem acompanhar as atividades dos vendedores, em tempo real e ajudá-los a terem mais eficiência, no que tange a resultados”, acrescenta Dutra.

Novas integrações
Outro recurso bastante relevante para a organização foi a inclusão da medição que afere a qualidade do atendimento, a integração com o WhatsApp e o e-commerce

“Temos grande expectativa de melhoria da eficiência e, por fim, do resultado comercial”, finaliza o executivo da Embracon.

Sobre a Marcos Custódio Consultoria
A Marcos Custódio Consultoria é uma empresa de tecnologia, desenvolvedora de diversas soluções e parceira de implantação, especialistas e "hard user" da Suíte Zoho. Sua especialidade em implementação ultrapassa barreias e sua expertise resulta em sucesso do cliente, com a entrega de projetos de todos os portes. A empresa trabalha com as principais metodologias do mercado e entrega excelência em projetos com as melhores práticas do ITIL, Metodologia Ágil e Conceitos do PMBOOK.

Sobre a Embracon
Desde 1988 no mercado, a Embracon se especializou no consórcio de automóveis, motocicletas e imóveis, e tornou-se referência no atendimento ao cliente. Em sua trajetória, a companhia entregou mais de 500 mil bens. Em 2018, ano em que comemorou 30 anos, a companhia lançou a categoria de consórcio de serviços, que inclui estudos, viagens, festas, decorações e estética. Com 120 filiais, a empresa conta com 600 parceiros de vendas em todo o Brasil e cerca de 2 mil vendedores.





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