Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 17 de Novembro de 2021 às 20:19
Por: Por Helena Corezomaé, g1 MT

    Imprimir


Cerveja de frutas vermelhas estão entre sabores diferenciados de cerveja — Foto: Divulgação
Cerveja de frutas vermelhas estão entre sabores diferenciados de cerveja — Foto: Divulgação

A cada dia as cervejas artesanais ganham mais o gosto dos apreciadores da bebida, em Mato Grosso. O empresário Gilliardy Santos Duarte diz que o que mais chama a atenção dele é o aroma diferenciado delas.

“A cerveja artesanal tem aroma e gosto mais acentuado dos ingredientes. Para mim a diferença entre a cerveja comum e a artesanal se compara a de um suco artificial e um natural”, explicou.

Cervejas artesanais nacionais possuem várias opções e sabores, como maracujá e frutas vermelhas. — Foto: Divulgação

Cervejas artesanais nacionais possuem várias opções e sabores, como maracujá e frutas vermelhas. — Foto: Divulgação

O empresário Rafael Real, de 35 anos, dono de uma cervejaria artesanal em Cuiabá, lembra que se fosse comprar uma cerveja diferente, há alguns anos atrás, não conseguiria opções nacionais e teria que se contentar com as importadas. Hoje, já existem várias opções e sabores, como de maracujá e frutas vermelhas.

“Na época em que eu comecei existiam poucas cervejarias artesanais nacionais. Se quisesse comprar, tinha que ser importada. Hoje, nós produzimos a Session IPA, que é uma IPA mais leve, que vai remeter ao maracujá, a laranja, mas com um teor alcoólico baixo. E a Sour com frutas vermelhas que deu bastante certo, as pessoas gostam muito e tem uma boa saída", afirmou.

Para Rafael Augusto Rodrigues, que administra uma cervejaria artesanal na capital com familiares, o clima da cidade é propicio para sabores mais refrescantes. Por isso, oferece aos seus clientes cervejas com aromas mais cítricos. Porém, no cardápio também consta opções que remetem ao caramelo e florais.

Em Cuiabá cresceu o número de pessoas interessadas em fazer cerveja em casa — Foto: Divulgação

Em Cuiabá cresceu o número de pessoas interessadas em fazer cerveja em casa — Foto: Divulgação

Além das cervejarias, também cresceu em Cuiabá o número de pessoas interessadas em fazer sua cerveja em casa. É o que revela a empresária Jakeline Capelli de Almeida, 27 anos, proprietária de uma loja que fornece insumos para produtores de cerveja artesanal.

“A partir de julho deste ano foi nítido o retorno dos cervejeiros artesanais que estavam paralisados em suas produções nos períodos de incertezas que passamos. Além disso, tivemos um expressivo aumento na procura de pessoas interessadas em produzir a própria cerveja. Essas em geral buscam nessa atividade os desafios de produzir, a qualidade do produto e, acima de tudo, o lazer tão escasso em tempos de Covid-19", contou.

Para a empresária, o consumo de cerveja artesanal em Mato Grosso seguirá a tendência nacional e mundial de buscar por produtos de qualidade.

Aumentou número de pessoas que passaram a preparar a própria cerveja — Foto: Divulgação

Aumentou número de pessoas que passaram a preparar a própria cerveja — Foto: Divulgação

“No ano de 2020, o Brasil dispunha de 1.383 cervejarias artesanais registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um número sete vezes menor que aos Estados Unidos, país com população apenas 50% maior que a nossa. Isso mostra o quanto temos de crescer nesse setor, sendo que, conforme a cultura cervejeira se propaga, Mato Grosso irá atrás”.

Já Rafael Real afirma que o crescimento do consumo da bebida é reflexo da circulação maior de dinheiro, que na sua opinião leva "as pessoas a optarem por produtos mais premium", que vão além do 'básico' e que, justamente por isso, são mais caros.

Para o especialista Ruan Luiz Machado, que desenvolveu uma pesquisa sobre o mercado de cervejas artesanais em Cuiabá, o crescimento era previsto, sendo resultado de investimentos no setor.

“O segmento está se disseminando e quebrando paradigmas entre a população. Indiscutivelmente, o consumo aumentou, tendo em vista que a empresa Louvada, que é referência no mercado cuiabano, expandiu sua produção em 400% e sua estocagem em 30% nos últimos anos”.


De acordo com o Anuário da Cerveja de 2020, publicado pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja e realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que traz estatísticas e dados do setor cervejeiro no Brasil, Mato Grosso tem registrado 15 estabelecimentos, o que representa a densidade de 235.081 habitantes por cervejaria. No ano anterior, 2019, o estado registrava 14 unidades.

Crescimento de cervejarias no país

Apesar da pandemia da Covid-19, o anuário da Cerveja de 2020 mostra um crescimento no registro de novos estabelecimentos em todo o país. No ano passado foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros o que representa um aumento de 174 cervejarias e 14,4% em relação ao ano anterior.

Além disso, 2020 é o primeiro ano que todas as Unidades da Federação possuem uma cervejaria, com a abertura da primeira no Acre.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448394/visualizar/