Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Quarta - 17 de Novembro de 2021 às 22:49
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Estimativa é de que 8 a cada 10 presos não tenham todos os documentos de identificação — Foto: Secom-MT/Christiano Antonucci
Estimativa é de que 8 a cada 10 presos não tenham todos os documentos de identificação — Foto: Secom-MT/Christiano Antonucci

Oito a cada 10 presos não possuem documentação completa em seus prontuários. Para mudar essa realidade, o Tribunal de Justiça (TJMT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) se juntaram em uma força-tarefa com o objetivo de coletar os dados biométricos e providenciar a confecção de documentos. A Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos às Pessoas privadas de liberdade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os dados da falta de documentação dos presos levam em conta a dados coletados pelo governo federal no ano de 2017, informações coletadas em 14 unidades da federação davam conta que oito em cada dez presos não tinha documento de identificação.

Segundo o CNJ, a proposta é que a identificação seja internalizada como um fluxo regular dentre as rotinas da atuação do sistema de Justiça, como mecanismo para exercício da cidadania.

A ideia é garantir a emissão de documentos importantes como a carteira de identidade e registro civil, "o que permitirá a inclusão em projetos de profissionalização, educação e atendimento pela rede de saúde e assistência social".

Para o trabalho em Mato Grosso foram convocados servidores da Justiça Estadual, Justiça Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAAP) que atuam nas áreas de tecnologia da informação, audiência de custódia e na corregedoria do Tribunal de Justiça, eles já foram treinados para atuar nas unidades prisionais.

Segundo o TJ, incialmente, o cadastramento está sendo feitos nas audiências de custódia, como já está acontecendo no Núcleo de Audiência de Custódia do Fórum de Cuiabá. Ao todo, 25 técnicos e servidores de Mato Grosso participaram do treinamento. Eles deverão atuar como multiplicadores, que irão repassar o conhecimento e o treinamento a todos os servidores que atuam nas audiências de custódia.

O estado recebeu 91 kits biométricos, que serão distribuídos para todas as Comarcas. Em todo Brasil, serão distribuídos 5.400 kits. O lançamento do programa será nesta sexta-feira (19), às 10h, no Fórum de Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448395/visualizar/