Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 07 de Dezembro de 2021 às 19:08
Por: Por g1 MT

    Imprimir


Pescuma de Morais lança livro e documentário sobre a carreira em Mato Grosso — Foto: Reprodução
Pescuma de Morais lança livro e documentário sobre a carreira em Mato Grosso — Foto: Reprodução

O jornalista, músico e apresentador Pescuma de Morais vai lançar o livro e um documentário sobre a carreira dele, nesta quinta-feira (9), no Cine Teatro, em Cuiabá, a partir das 19h. No ano passado, Pescuma recebeu o prêmio de Mestre da Cultura, instituído pela Lei Aldir Blanc.

O livro se chama “Pescuma de Morais: Mestre da Cultura” e o documentário, “Pescuma de Morais: Uma vida dedicada à arte”.

O projeto cultural que indicou Pescuma de Morais ao recebimento desse prêmio foi apresentado pelo escritor João Carlos Vicente Ferreira, do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Mato-Grossense de Letras.

Livro 'Pescuma de Morais: Mestre da Cultura' que será laçado nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução

Livro 'Pescuma de Morais: Mestre da Cultura' que será laçado nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução

Centro_Oeste>Mato_Grosso_3__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center; width: 970px; height: 250px;">

História

Pescuma nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP) e desde criança, já demostrava um dom artístico. Em 1984, se formou em jornalismo pela Universidade de Taubaté e, começou a expor seu potencial artístico fazendo temporadas na França, tocando Música Popular Brasileira (MPB).

Em Mato Grosso, começou um trabalho de divulgação da cultura regional com o ritmo tradicional em Mato Grosso, o rasqueado cuiabano.

Ao lado de Marcelo do Beleza, compôs 16 sambas de enredo, que entraram para a história do samba cuiabano. De lá para cá, são mais de 30 sambas para blocos e escolas de Cuiabá e região.

O rasqueado entrou na vida de Pescuma quando ele conheceu São Gonçalo Beira Rio, berço da cultura cuiabana.

Vieram os dois primeiros sucessos, 'Cabeça de Boi' em parceria com mestre Bolinha e Mário Franca, e o 'Sol tá Quente Pra Danar', com Moises Martins.

Por cinco anos ao lado do mestre Bolinha, tocou o grupo musical Ventrecha de Pacu, com um repertorio voltado ao autêntico rasqueado cuiabano.

Na década de 90, Pescuma conheceu o compositor Moises Martins e, juntos, criaram o projeto cultural Sentimento Cuiabano, que resultou em grandes contribuições para a cultura. Foram produzidos três CDs- Sentimento Cuiabano volumes 1 e 2, três documentários pra TV- Festas de Santo em Cuiabá, Tipos Populares e Ruas de Cuiabá.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_4__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: initial; max-width: 100%; text-align: center; width: 970px; height: 150px;">

Dessa parceria nasceram grandes clássicos do rasqueado cuiabano, tais como 'Pixe', 'Tipos Populares', 'Festa de Santo', 'Furrundu', 'Tchupa Tchupa', 'Rala e Grosa'.

Com Pineto Bonilha, compôs rasqueado do pau rodado e 'Água Viva'. Com Tony Hudson, a 'Brejeira Cabocla Pantaneira', com Vera Capilé, 'Despertar no Araguaia'.

A composição 'É Bem Mato Grosso', com Ulisses Serotini, que se transformou num hino popular de Mato Grosso e que deu origem ao programa cultural apresentado por Pescuma há uma década, na TV Centro América.

Pescuma também é autor dos hinos oficias dos municípios de Juara e Nova Marilândia, além disso, assina o hino oficial do Cuiabá Esporte Clube.

Também é autor, ao lado de Zezé di Camargo e Henrique da canção 'Tá Faltando Alguém Aqui', que faz parte da trilha sonora do filme 'Dois Filhos de Francisco'.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448990/visualizar/