Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Turismo
Segunda - 13 de Dezembro de 2021 às 15:00
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Sede da Aprumo durante a realização do Dia de Campo junto com moradores e equipe envolvida

A | A

Em um ano de assistência técnica, junto a produtores e moradores da comunidade Morrinho, em Santo Antônio do Leverger (a 34 quilômetros de Cuiabá), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) celebrou, neste sábado (11.12), a realização do Dia de Campo “Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho”. Na ocasião, foi lançado um roteiro de atividades envolvendo 14 propriedades localizadas no entorno do Morro de Santo Antônio.

Realizado durante todo o dia, a iniciativa reuniu na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo) uma programação diversificada com exposição de produtos produzidos pelos produtores, visitantes, além dos artesanatos e esculturas do artista plástico Jânio Borges, o Janbor. Teve ainda o plantio de mudas de ypê na sede da Aprumo e no pé do Morro, homenageando com nome de moradores e envolvidos na iniciativa.

Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Superintendência de Educação Ambiental e Coordenadoria de Unidade de Conservação (Cuco), promoveu uma oficina sobre os “Desafios do futuro”. Falaram ainda sobre o Monumento Natural Morro de Santo Antônio e as orientações para subi-lo.

A diretora de Assistência Técnica, Extensão Rural, Pesquisa e Fomento, Denise Maria Ávila Gutterres, destacou a iniciativa e sua importância e o quanto irá agregar aos envolvidos. “Em um ano de trabalho, mesmo sendo realizado durante a pandemia, foi possível observar já os primeiros frutos. A assistência técnica da Empaer dá o norte, mas é preciso do envolvimento de todos para dar certo. Exemplo disso é o Dia de Campo que consolida o caminho a ser seguido. Os trabalhos continuam com o acompanhamento e sanando dúvidas que forem surgindo”.

O técnico da Sema, Jurandir Benedito de Arruda, destacou a importância de se preservar o chamariz da iniciativa, o Morro de Santo Antônio. “É importante entender que o Morro é um Monumento Natural que precisa ser respeitado e preservado. Existem regras regulamentadas para isso. Uma simples caminhada nele pode trazer muitas consequências a sua biodiversidade, por isso, a Sema se coloca à disposição como parceiro para realizar esse trabalho educativo e repressivo, se necessário”.

Trilha dos desejos foi uma das oficinas realizada no Dia de Campo Foto: Empaer

Com o roteiro consolidado, o Rancho Epona, uma das propriedades inseridas no projeto, realizou a Trilha dos Desejos, com percurso de 3 km e a participação de 30 pessoas, entre elas, o experiente peregrino Valdizar Andrade que recentemente concluiu o Caminho de Cora Coralina, percorrendo 300 km, em 10 dias. Ele também planeja sua segunda experiência no Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, com a meta de realizar 800 km em 25 dias. “Parabéns aos organizadores do evento. Iniciativa como esta contribui com o desenvolvimento do turismo rural. A caminhada é uma fonte inquestionável de bem-estar para os praticantes”, destaca.

A vereadora de Santo Antônio do Leverger Carmem Barros parabenizou a iniciativa e lembrou que participou de uma das reuniões realizada na Aprumo. “É um sonho que se torna realidade. O Dia de Campo é uma semente que tem tudo para dar certo, mas precisa do empenho de todos”.

A presidente da Aprumo, Niane Aparecida Oliveira Rosa, lembrou que a associação abraçou o projeto por acreditar ser possível uma iniciativa que possa ajudar a toda comunidade fomentando o turismo rural da região. “Morrinho é um lugar lindo e estamos ao pé do Morro de Santo Antônio. Nosso objetivo e buscar formas para o bem estar de toda comunidade. A Empaer não mediu esforços para estar nos orientando como formatar esse trabalho”.

Mudas de ypê foram plantadas na sede da associação e no pé do Morro Foto: Empaer

O técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Lucio Donizete, destacou que o turista precisa de motivação para explorar um roteiro. “Nossa primeira reunião aconteceu no dia 24 de novembro do ano passado. Tudo nasceu depois que os proprietários do Rancho Epona buscaram informações sobre os procedimentos para fomentar o turismo na propriedade. Vendo as potencialidades da região decidimos ampliar e a Aprumo abraçou a iniciativa trazendo a comunidade para construir o ‘Caminhos do Morro – Comunidade Morrinho’. Foram reuniões, cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, oficinas, entre outros. O projeto tem tudo para dar certo”.

Para o próximo ano, os trabalhos continuarão no acompanhamento das propriedades ainda não consolidadas e as que tiverem interesse. Todo trabalho é desenvolvido pela equipe da Empaer de Santo Antônio do Leverger, sob assistência da técnica Ludmila Bodnar.

O Dia de Campo foi uma realização da Empaer e Aprumo, com apoio do Programa REM, Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, Sema, Seduc, Sedec, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, deputado João Batista e os vereadores Rafael Lima, Eric Cruz e a professora Carmem Barros.

Mapa com a localização e roteiro dos empreendimentos





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/449150/visualizar/