Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Maio de 2022 às 20:34
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Mayke Toscano Secom-MT
Mias de 30 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em MT
Mias de 30 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em MT

Mais de 30 mil pacientes aguardam na fila por cirurgias eletivas em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). As quatro especialidades que mais concentram demandas são de cirurgia ortopédica, traumatologia, cirurgia geral e cirurgia oftalmológica.

De acordo com a secretaria, as cirurgias serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas de leitos nos hospitais públicos do estado.

Para cirurgia geral, atualmente, há o registro de três mil consultas com o cirurgião bariátrico. Segundo a SES-MT, os procedimentos foram suspensos em razão da pandemia, em março de 2020.

O Hospital Metropolitano está retomando, aos poucos, outras cirurgias, como as ortopédicas. Já as cirurgias bariátricas devem ser retomadas a partir do segundo semestre deste ano.

A previsão do estado é realizar 100 cirurgias por mês. A secretaria explicou que a partir do momento que se inicia o acompanhamento do paciente, até a realização da cirurgia, o tempo médio de espera é de até 90 dias.

A equipe é composta por cirurgião bariátrico, endocrinologista, psiquiatra, pneumologista, cirurgião vascular e cardiologista, além de avaliação pela equipe multiprofissional que é composta por psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.

As cirurgias são realizadas pelo governo do estado de forma gradativa conforme a redução da taxa de ocupação de leitos pela Covid-19, segundo a SES.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452412/visualizar/