Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 21 de Maio de 2022 às 07:19
Por: Cíntia Borges/Midia News

    Imprimir


JL Siqueira AL MT
O deputado Eduardo Botelho, que é presidente da Assembleia Legislativa
O deputado Eduardo Botelho, que é presidente da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), rebateu as críticas da deputada Janaina Riva (MDB), que condenou a perpetuação nos cargos da Mesa Diretora da Casa.

À imprensa, Janaina disse que a Assembleia "não tem dono". "Se Botelho e Max [Russi] estão achando que vão ficar se perpetuando no poder, estão muito enganados", disse ela.

Botelho, por sua vez, disse concordar com a colega, mas alfinetou que o "coronelismo" na Assembleia foi criado pelo pai de Janaina, o ex-deputado José Riva.

“Ela está certa. Mas quem criou isso dentro da Assembleia foi o pai dela. O Riva foi quem transformou a eleição de presidente, quem criou a reeleição. Agora é fácil [ela] falar, já usufruiu de tudo”, afirmou ele em entrevista à TV Cidade Verde.


Riva comandou o Legislativo por aproximadamente 20 anos. À época, Riva era considerado o “dono” da Casa de Leis, e fazia “dobradinhas” nas eleições da Mesa Diretora: ora como presidente, ora como primeiro-secretário.

Botelho afirmou que, assim como Janaina, também é contra uma Mesa Direitora sempre com os mesmos nomes. Mas apontou que ele teve participação crucial na aprovação do Projeto de Emenda a Constituição (PEC) que veta a troca de cargos em uma mesma Legislatura.

“Ela está certa nesse aspecto. Eu só acho que ela está se colocando como umas defensoras, mas não é. Vamos colocar os pingos nos is. Quem defendeu essa PEC foi o deputado Wilson Santos e quem reescreveu para ele foi o deputado Eduardo Botelho”, disse.

Atualmente, a Casa é comandada por Eduardo Botelho e tem como primeiro-secretário (ornador de despesas) o deputado Max Russi (PSB). Botelho já falou publicamente sobre a possibilidade de disputar novamente a função em 2023, quando se inicia uma nova legislatura.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/452455/visualizar/