Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 22 de Julho de 2012 às 17:27
Por: Valerya Próspero e Andréa Hadd

    Imprimir


Jaburu e Chagas tentam disputar
Jaburu e Chagas tentam disputar
Dois ex-vereadores por Sorriso, cassados por cobrança de propina contra o prefeito Chicão Bedin (PMDB), são candidatos no pleito deste ano à Câmara. O apresentador de TV e empresário Francisco Chagas Abrantes (PR) concorre pela coligação PR, PT do B e PHS, que tem Dilceu Rossato (PR) na disputa a prefeito. Já Gerson Luis Frâncio, o Jaburu (PSD), faz parte da chapa encabeçada pelo próprio Chicão, que busca o segundo mandato consecutivo.

 

Na última semana, o Ministério Público Eleitoral ingressou com pedido de impugnação do registro de ambos com a alegação de que estão inelegíveis por prática de atos incompatíveis com o decoro parlamentar. “A Lei Complementar nº 64/90 fixou em seu artigo 1º, inciso I, alínea b, que são inelegíveis para qualquer cargo os membros das Câmaras que haja perdido os mandatos devido a prática de conduta declarada incompatível com o decoro para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura”, diz trecho do pedido.

O TRE deve julgar as impugnações até 5 de agosto e os candidatos têm até 23 do mesmo mês para recorrer. A tendência é que o tribunal acate as alegações do MP e impeça a investida dos ex-vereadores, já que foram condenados pela Justiça e, portanto, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

Chagas e Jaburu, junto com a ex-vereadora Roseane Marques de Amorim (PR), também foram cassados pela Câmara em sessão extraordinária, após o prefeito denunciar cobrança de propina de até R$ 500 mil em troca da aprovação de propostas de interesses do Executivo. 

O curioso é que os cassados estão entre os preferidos nas intenções de voto na cidade, sendo Chagas o mais lembrado pelo eleitor, com 1,3%. Jaburu também está entre os mais cotados para assegurar uma vaga no Legislativo, com 0,3% das intenções, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Mark, em parceria com o RDNews. A margem de erro é de 5%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/45669/visualizar/