MT tem quase um caso de meningite por dia em uma semana; confira locais com registros Ao menos 20 municípios tem registros da doença em 2026.
Os casos de meningite em Mato Grosso subiram de 46 para 53 em uma semana, praticamente um caso por dia. Ao todo, cerca de 20 municípios já contabilizaram pacientes com a doença neste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), atualizados nesta quinta-feira (28). Até o momento foram confirmadas oito mortes no estado.
Os óbitos ocorreram em Cuiabá, Juscimeira, Sinop, Sorriso e Vila Bela da Santíssima Trindade, sendo que a cidade de Sinop concentra o maior número de óbitos em decorrência da meningite.
SaúdeÓbitos por meningite em Mato Grosso — 2026
| Município | Óbitos | Participação |
|---|---|---|
| Sinop | 3 | 37,5% |
| Cuiabá | 2 | 25% |
| Juscimeira | 1 | 12,5% |
| Sorriso | 1 | 12,5% |
| Vila Bela da Santíssima Trindade | 1 | 12,5% |
| Total — 5 municípios | 8 | 100% dos óbitos registrados |
| Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) | ||
Já os casos de pacientes internados pela doença estão em 20 municípios.
No top 5 de cidades com mais casos de meningite estão a capital, que lidera com 14 casos registrados; em seguida Várzea Grande e Rondonópolis ocupam o segundo lugar empatadas com 5 casos cada uma; em terceira posição estão Cáceres e Sorriso com 4 casos cada uma; e em quinto lugar Sinop, com 3 casos.
SaúdeMunicípios de Mato Grosso com casos confirmados de meningite em 2026
| Município | Casos |
|---|---|
| Cuiabá | 14 |
| Rondonópolis | 5 |
| Várzea Grande | 5 |
| Cáceres | 4 |
| Sorriso | 4 |
| Sinop | 3 |
| Glória d’Oeste | 2 |
| Juscimeira | 2 |
| Tangará da Serra | 2 |
| Tapurah | 2 |
| Barra do Garças | 1 |
| Campo Novo do Parecis | 1 |
| Canarana | 1 |
| Colíder | 1 |
| Juara | 1 |
| Nova Guarita | 1 |
| Primavera do Leste | 1 |
| São José do Rio Claro | 1 |
| Tesouro | 1 |
| Vila Bela da Santíssima Trindade | 1 |
| Total de casos confirmados | 53 |
| Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) | |
Sintomas da meningite exigem atenção imediata
As autoridades de saúde alertam que a meningite pode evoluir rapidamente e causar sequelas graves ou morte. Entre os principais sintomas estão febre alta súbita; dor de cabeça intensa; vômitos; rigidez no pescoço; sonolência; irritabilidade; confusão mental; sensibilidade à luz; manchas na pele e convulsões.
Em crianças, mudanças de comportamento, sonolência excessiva e alterações neurológicas também são sinais de alerta.
A recomendação é procurar atendimento médico imediatamente em caso de sintomas. Para crianças sem sinais da doença, a orientação é manter observação em casa e evitar ida desnecessária às unidades de saúde.
Vacinação é a principal forma de prevenção
A SES-MT reforçou que a vacinação continua sendo a maneira mais eficaz de prevenção contra meningite.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente:
- vacina contra meningite C para bebês entre 3 e 5 meses;
- vacina ACWY como reforço aos 12 meses;
- dose complementar para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- imunização para adolescentes de 11 a 14 anos.
Segundo o estado, a cobertura vacinal contra meningite C em menores de 1 ano está em 98,72% em Mato Grosso.
As vacinas do Programa Nacional de Imunizações estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da imunização, especialistas recomendam manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e reforçar a higiene das mãos.
Vacina contra meningite está disponível no SUS. – Foto: Agência Brasil
Comentários