Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 06 de Junho de 2026 às 07:49
Por: Marcos Salesse/Primeira Página

    Imprimir


Uma equipe de jovens desenvolvedores mato-grossenses criou uma plataforma voltada ao apoio de órgãos públicos na identificação precoce de situações de risco envolvendo crianças e adolescentes. Batizada de Vanguard, a solução foi desenvolvida durante o HackHero 2026, evento realizado em Cuiabá que reuniu participantes para criar ferramentas tecnológicas de proteção no ambiente digital.

grupo vanguard hackheroApós formular a ideia, o grupo a presentou os detalhes da plataforma de combate à violências para uma banca de avaliadores. – Foto: Arquivo Pessoal

A proposta da plataforma é utilizar informações já produzidas por diferentes órgãos públicos, como educação, saúde, assistência social e ambiente digital, para cruzar dados, identificar padrões de vulnerabilidade e gerar alertas que possam auxiliar na atuação preventiva das autoridades.

De acordo com o Tech Lead do projeto, Gustavo Silva, a ideia surgiu logo nas primeiras horas da maratona tecnológica. Segundo ele, a equipe também buscou criar uma ferramenta que não dependesse de novas etapas de coleta de dados junto à população.

“Na abertura do evento a equipe Vanguard começou a debater ideias e chegamos ao acordo de desenvolver uma solução voltada às políticas públicas. O maior objetivo é operar de forma autônoma, gerando indicadores e alertas para órgãos públicos. Os dados que já são gerado e serviriam como uma peça fundamental para o funcionamento da plataforma”, contou em entrevista ao Portal Primeira Página.

O desenvolvedor Carlos Eduardo destaca que o principal diferencial do Vanguard está no caráter preventivo.

“Trabalhamos identificando situações de risco que impactam diretamente crianças e adolescentes em ambientes como escola, saúde, família e meio digital. A plataforma cruza informações desses contextos para encontrar padrões de vulnerabilidade e gerar alertas”, afirmou.

hack hero vanguardDurante o evento o grupo se reuniu em diversos momentos para desenvolver os detalhes da plataforma. – Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, o projeto ainda está em fase de estudo técnico e não possui previsão para implantação em órgãos públicos. Apesar disso, a iniciativa já despertou interesse durante o HackHero.

“O Vanguard ainda se encontra em estágio de estudo técnico, mas durante o evento recebemos diversos elogios tanto do criador do HackHero quanto da superintendência da Seciteci”, destacou o Tech Lead.

Para a CEO da equipe, Gleice Soares, o próximo passo é buscar parceiros para transformar a ideia em uma ferramenta aplicada à realidade.

“Estamos buscando investidores e parceiros estratégicos para ampliar o alcance da plataforma. Como a solução é voltada ao setor público, existem etapas importantes relacionadas à validação, segurança e adequação aos processos governamentais”, disse.

Além de Gustavo Silva e Gleice Soares, a equipe é formada por Carlos Eduardo, desenvolvedor, e Samira Lopes, analista de requisitos.

O HackHero 2026 foi realizado entre os dias 15 e 17 de maio, no Yumit Hub, em Cuiabá. A maratona reuniu desenvolvedores, estudantes, profissionais e educadores em uma imersão de 48 horas dedicada à criação de soluções tecnológicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, unindo inovação, colaboração e impacto social.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/472470/visualizar/