Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Julho de 2012 às 16:41

    Imprimir


A valorização salarial, a melhoria da estrutura física e o avanço da consciência de classe entre os profissionais serão os três principais desafios nos próximos três anos, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento. Ele tomou posse no cargo na noite de sexta-feira (29), juntamente com outros membros da nova diretoria, com uma grande festa que reuniu mais de 100 pessoas na sede do sindicato.

“A nossa expectativa é fazer uma gestão com mais conquistas para os nossos trabalhadores. Vamos concentrar esforços para avançar nas questões mais pertinentes da nossa classe. Queremos honrar a história do Sintep, que é o sindicato mais forte do nosso Estado”, declarou Henrique do Nascimento.

O presidente do Sintep/MT afirmou que a nova gestão vai lutar pela implantação do piso salarial nacional, inclusão dos trabalhadores da Educação nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) nos municípios e também pela equiparação salarial em níveis estadual e municipal. “Em muitos lugares o salário da rede municipal é metade do salário da rede estadual. Isso precisa mudar”.

A melhoria da estrutura física nas escolas para aumentar a qualidade aos ambientes educativos, com a compra de equipamentos mais modernos, também é uma das bandeiras defendidas pela nova gestão. “Vamos ainda cobrar que o Estado possa investir 35% de sua receita em Educação, que é o que determina a Constituição de Mato Grosso”, disse Henrique do Nascimento.

A adesão de novos filiados, a ampliação da estrutura física e investimento na formação sindical são mais algumas das metas da nova diretoria. “Isso com certeza vai ajudar a fortalecer ainda mais o Sintep/MT, que passará a ter mais sindicalizados com qualificação para debater as nossas demandas junto ao poder público”, completou o presidente do sindicato.

O desafio inicial é dar continuidade nos projetos que o sindicato implantou ao longo dos anos, afirma a vice-presidente do Sintep/MT, Miriam Ferreira Botelho. Para isso, serão colocadas nas pautas de discussão as políticas de valorização e organização dos profissionais. “Vamos nos empenhar na implantação do piso salarial de R$1.937 para carga horária de 30 horas semanais”, assegurou.

Balanço de gestão - O ex-presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, afirmou que, quando assumiu o cargo, a situação estava muito difícil, pois o Estado vinha de uma gestão que não valorizou os trabalhadores, com ataques aos PCCS e falta de incentivo do ponto de vista da formação dos profissionais.

“Ao longo desses seis anos de mandato à frente do sindicato, nós tentamos fortalecer essa consciência de luta por parte dos profissionais. Estreitamos a relação com as bases nos municípios, com destaque para a formação de dirigentes”, disse.

Gilmar Soares continua a fazer parte da diretoria do sindicato, agora à frente da Secretaria de Comunicação. “Vamos continuar batalhando até conseguirmos chegar a um sistema público de ensino de verdade, e não redes públicas de ensino municipal e estadual, como funciona agora”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/47595/visualizar/