Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 25 de Maio de 2012 às 10:36

    Imprimir


Assessoria/Secopa
VLT deve ficar pronto até o mês de março de 2014, antes da Copa do Mundo
VLT deve ficar pronto até o mês de março de 2014, antes da Copa do Mundo
O consórcio VLT Cuiabá foi habilitado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso (Secopa) a construir os 22 quilômetros de trilhos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região região metropolitana de Cuiabá até março de 2014. O consórcio foi o que ofereceu a proposta de menor preço entre os quatro concorrentes: R$ 1,4 bilhão.

A Secopa informou, porém, que a empresa habilitada não pode ser declarada vencedora porque após publicação no Diário Oficial do estado que circula nesta sexta-feira será aberto prazo de cinco dias úteis para a interposição de recursos das demais empresas que disputaram a licitação. Caso alguma empresa entre com recurso, a Secopa informou que serão acrescidos mais cinco dias para a avaliação das contestações.

Para o presidente da comissão de Licitação do VLT, Eduardo Rodrigues, as empresas poderão apresentar recursos quanto ao julgamento das propostas técnicas de preço e de habilitação, solicitando a reavaliação dos pontos obtidos nos critérios de preços e documentos habilitados.

O governador Silval Barbosa já disse que vai buscar abaixar o preço do valor com o consórcio vencedor. "O VLT está na primeira fase. Está sendo avaliado o projeto técnico e o preço. Depois vem a fase negocial que certamente vamos buscar cair o preço. O preço nós vamos negociar", afirmou Silval. O governo do estado ainda vai buscar uma complementação para o financiamento do modal.

Consórcio VLT
Composto pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara e Astep, o consórcio VLT Cuiabá propôs construir o modal por um valor de R$ 1,477 bilhão. Com 99,88 pontos conquistados no processo licitatório que foi realizado via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o consórcio apresentou documentos de habilitação do consórcio, registro no Crea, atestado de responsabilidade técnica, entre outros. Em segundo lugar, com 98,20 pontos, ficou o Consórcio Mendes Junior/ Soares da Costa/ Alstom. Na terceira posição terminou o Consórcio Tranvia Cuiabá com 96,49 pontos.

O projeto
O VLT é considerado a maior obra pública de Mato Grosso na atualidade. Ao longo dos 22,2 quilômetros do trajeto do VLT, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrada aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores). A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/51229/visualizar/