Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 12:57

    Imprimir


Ao conferir o site do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na tarde da última sexta-feira, dia 27 de abril de 2012, o servidor Pedro Clarindo da Silva Neto teve uma surpresa. Descobriu que seis resumos de alunos e servidores do Departamento da Área de Informática (DAI) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, que haviam sido submetidos pela professora Suliane de Oliveira Carneiro e por ele foram selecionados para apresentação no evento.

A segunda edição do Fórum será realizada de 28 de maio a 1º de junho de 2012, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis. O evento, que busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação, contará com debates, conferências, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.

A professora orientadora das pesquisas, Suliane de Oliveira Carneiro, conta que algumas pesquisas tiveram início em novembro do ano passado, mas a maioria delas surgiu há dois meses, quando passou a se reunir com o grupo de alunos semanalmente.

Segundo ela, com a aprovação dos trabalhos, fica feliz em poder dar essa contribuição para a vida profissional e pessoal dos alunos, assim como para a comunidade, já que os temas abordados nas pesquisas são de grande relevância social.

“O fato de seis temas produzidos aqui no Campus Cuiabá terem sido aprovados para o Fórum é uma prova de que a instituição oferece um ensino de qualidade e de que a direção está investindo na produção de pesquisa”, ressalta.

As alunas do sexto semestre do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet estão ansiosas para participar do evento. “É uma experiência nova para todos, algo gratificante ter nossa pesquisa reconhecida. Além disso, a apresentação do resumo vai contar pontos para nossos currículos lattes”, diz Érica Martini Pessoa.

“É uma oportunidade de expôr nossa pesquisa, como em uma vitrine, e ter o tema que pesquisamos reconhecido”, afirma Lídia F. Almeida.

“Até mesmo entre nossos amigos gerou curiosidade sobre o que é o evento, sobre o que estamos pesquisando, o que é positivo”, comenta Natasha Dal Sotto Gentil.

“É um Fórum Mundial, então pessoas do mundo inteiro terão acesso ao nosso trabalho, o que é gratificante”, ressalta Evelym Maria de Lourdes Rondon Pereira.

Segundo Bruno S. Macário, único aluno entre os cinco que cursa o segundo semestre do mesmo curso, ainda está se acostumando com a ideia de que seu resumo foi aprovado para exposição no Fórum. Ele conta que aconteceu tudo muito rápido. “Começamos a pesquisa de campo em fevereiro e logo saíram as inscrições para submeter a pesquisa ao evento.” De acordo com ele, a iniciação na área da pesquisa começou quando participava de projetos realizados pela professora Suliane, que observou sua dedicação aos temas pesquisados e sugeriu orienta-lo em uma pesquisa. “Gosto da área da pesquisa e, para mim, participar do evento é a oportunidade de obter conhecimento, que nunca é demais”, destaca.

Os alunos Evelym Maria de Lourdes Rondon Pereira, Érica Martini Pessoa e Bruno S. Macário já participam como bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Autonet, grupo formado por estudantes de cursos de tecnologia do Campus Cuiabá e que tem como tutor o professor do Departamento da Área de Eletroeletrônica, Ronan Marcelo Martins.

Silva Neto é coorientador de quatro dos resumos selecionados e também participa como um dos autores de um resumo. Para ele, a participação do DAI nesse Fórum, que é mundial, tem grande relevância, já que vai de encontro com a política de educação do governo, que está buscando a ampliação da rede federal. “A participação do Departamento de Informática visa mostrar os resultados de um grupo que está surgindo agora no IFMT Campus Cuiabá”, afirma.

Além disso, ele destaca que o aluno Bruno S. Macário, autor de uma das pesquisas, está no segundo semestre do curso de Sistemas para Internet, em contraste com os outros alunos do quarto semestre cujos trabalhos foram aprovados.

“Geralmente, os conteúdos científicos são gerados pelos alunos quando estão terminando seus cursos. Com a pesquisa do Bruno, queremos mostrar que essa produção pode ter início logo nos primeiros semestres, sendo que a geração de conteúdo científico é uma das funções do Instituto Federal”, diz Silva Neto.

Graças a um recurso específico, o Campus dispõe de um regulamento que disponibiliza auxílio ao aluno para que participe de eventos como esse.

A Portaria nº 57, de 10 de outubro de 2011, tem como objetivo disciplinar a concessão de ajuda de custo para os discentes devidamente matriculados no IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva para participação de eventos científicos, tecnológicos, culturais, esportivos e/ou organizados por suas entidades representativas.

O auxílio pode ser concedido para custear diárias, passagens terrestres ou aéreas.


Confira os temas abordados:

1) Sheepbot – um mecanismo de busca e captura de informações na internet

Discente: Natasha Dal Sotto Gentil < natasha.dalsotto@gmail.com>

Coorientador: Pedro Clarindo da Silva Neto <pedro.neto@cba.ifmt.edu.br>

Orientadora: Suliane de Oliveira Carneiro <suliane.carneiro@cba.ifmt.edu.br>

 
2) Introdução ao desenvolvimento para plataforma Android com SL4A

Discente: Érica Martini Pessoa <ericamartinapessoal@gmail.com>

Coorientador: Pedro Clarindo da Silva Neto <pedro.neto@cba.ifmt.edu.br>

Orientadora: Suliane de Oliveira Carneiro <suliane.carneiro@cba.ifmt.edu


3) HTML5 e Navegadores - Fortificando a acessibilidade na Web

Discente: Lídia F. Almeida <lidia_f_almeida@hotmail.com>

Orientadora: Suliane de Oliveira Carneiro <suliane.carneiro@cba.ifmt.edu


4) Análise qualitativa e quantitativa da produção de fórmulas matemáticas em materiais didáticos dos docentes de matemática, informática e engenharias do IFMT – Campus Cuiabá

Discente: Bruno S. Macário

Coorientador: Pedro Clarindo da Silva Neto <pedro.neto@cba.ifmt.edu.br>

Orientadora: Suliane de Oliveira Carneiro <suliane.carneiro@cba.ifmt.edu


5) Avanços na Computação Forense: técnicas avançadas contra as novas ferramentas de destruição de evidências

Discente: Evelym Maria de Lourdes Rondon Pereira <evionline@gmail.com>

Coorientador: Pedro Clarindo da Silva Neto <pedro.neto@cba.ifmt.edu.br>

Orientador: Ruy de Oliveira <ruy.oliveira@cba.ifmt.edu.br>


6) Sistema de guia de turismo personalizado para dispositivos móveis utilizando a API Google Chart Tools

Autores: Pedro Clarindo da Silva Neto e Suliane de Oliveira Carneiro

Apoiam o evento o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis.

O evento é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), pelo Fórum Mundial de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52374/visualizar/