Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Maio de 2012 às 18:59
Por: Luana Soutos

    Imprimir


Na próxima semana, entre os dias 09 e 11, Cuiabá será sede do IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense. O evento é voltado para áreas que abrangem a perícia criminal, como Direito, Biologia, Química, Contabilidade, entre outros, e é bastante procurado por profissionais que atuam e estudantes que pretendem atuar como pesquisadores, promotores de Justiça, juízes, defensores públicos, delegados, advogados, policiais federais, civis e militares, entre outros.

 

“Esse evento é primordial para atualização dos profissionais da perícia, que é uma das áreas com maior capacitação profissional para pesquisa científica. Nós temos muitos peritos mestres e doutores. Além disso, é uma excelente maneira de divulgar o nosso trabalho, que não termina quando deixamos o local da ocorrência”, explica o residente do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso, Márcio Godoy, um dos organizadores do Seminário.

 

Para Godoy, sediar o Seminário Nacional significa que os profissionais de Mato Grosso estão ampliando cada vez mais o reconhecimento de seu trabalho. “Apesar da falta de investimento em estrutura, que na verdade ocorre no país inteiro, o trabalho da Perícia no estado, em algumas áreas, tem demonstrado um nível de excelência nas pesquisas que pode ser comparada aos trabalhos desenvolvidos nos grandes polos científicos do país”.

 

Três nomes internacionais figuram entre os palestrantes. O argentino Daniel Corach, biólogo e geneticista conhecido e respeitado mundialmente, fala aos participantes na manhã do último dia de evento, 11, durante a palestra “Procurando informação do Fenótipo a partir de pesquisas de DNA”. Suas obras balizam trabalhos científicos na área, principalmente, na Europa e América Latina.

 

A bióloga Leonor Gusmão é formada pela Universidade do Porto (1997)e atualmente é investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da mesma Instituição. Também é membro da Comissão Científica do 2º Ciclo em Genética Forense da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, membro do comité executivo da ISFG (Sociedade Internacional de Genética Forense), na qualidade de tesoureira, e membro do Editorial Board da revista Forensic Science Internacional: Genetics, Elsevier Science, London. Este ano, ela está entre os 15 pesquisadores melhores classificados a nível mundial em número de publicações e entre os 10 melhores no índice H (fator de medida da qualidade de um investigador em função do seu número de publicações e citações nestas áreas), de acordo com a  ISI Web of Knowledge.

 

Dave Oehler é o terceiro participante internacional do evento. Formado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Oehler representará a empresa Life Technologies com a palestra “Validação de fluxo de trabalho forense: aspectos legais, reconhecimento internacional e soluções” (Forensic Workflow Validation: Legal Aspects, International Accreditation and Solutions).

 

Os interessados podem verificar a programação completa e se inscrever no site http://www.sindpeco.com.br/evento2012/index.php .

 

Confira um breve currículo de cada um dos palestrantes do IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense:

 

Marcos Passagli: Farmacêutico-Bioquímico. Especialista em Análise Clínicas e Toxicológicas e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós Graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pelo CRISP/UFMG, Passagli é também perito criminal aposentado, ex-chefe da Divisão de Laboratório do Instituto de Criminalística de Minas Gerais, ex-Coordenador dos cursos de Criminalística da ACADEPOL/MG e da APM/MG. Atualmente exerce o cargo de Gerente Técnico da SAFETECH - Sistemas Tecnologicos de Segurança Ltda.

 

Diana Brito da Justa Neves: É graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é perita criminal federal. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em análise e controle de medicamentos.

 

Claudio Teruo Miguita: É graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão em Farmácia.

 

Ludmila Rodrigues Borges: É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bióloga no Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais e como assessora científica na empresa Prodimol Biotecnologia S/A, com ênfase em Genética Humana e Citogenética (FISH). Atualmente, desempenha o cargo de Field Application Specialist na empresa Promega Biotecnologia do Brasil, atuando na área de identidade genética (genética forense, paternidade). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Genética.

 

Janya Oliveira da Costa: É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestre e doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é perita criminal e professora da Universidade Castelo Branco, além de membro de Rede Nacional de Entomologia Forense - SENASP e da diretoria da Associação Brasileira de Entomologia Forense. É autora e organizadora do livro “Entomologia Forense - quando os insetos são vestígios e diversos artigos na área de Entomologia Forense”. Também coordena o curso de pós-graduação em Biologia Forense da Universidade Castelo Branco. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia forense, entomologia, forense, diptera e cadáver.

 

Regina do Carmo Pestana de Oliveira Branco: Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara-USP. Especialista em Perícia Criminal e perita criminal do Núcleo de Química em SP. É professora de Química Forense da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, e do Instituto Keynes [Londrina - PR].  Foi coordenadora e coautora das obras multiautorais “Química Forense sob olhares eletrônicos” e “Química Forense – ampliando o horizonte da perícia”, entre outras várias publicações em congressos nacionais e internacionais. Ganhadora do prêmio “Polícia Cidadã”, outorgado pela ONG “Sou da Paz” e homenageada pelo Rotary Butantã – SP, em 2011, ano Internacional da Química, pelos trabalhos desenvolvidos como química e pesquisadora na área forense.

 

Gustavo Lucena Kortmann: Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestrado em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Genética Forense e Genética Humana. Atualmente é perito químico-forense do Setor de Genética Forense do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS), atuando principalmente na identificação de cadáveres humanos e comparação envolvendo amostras criminais.

 

Vanduir Soares de Araújo Filho: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e em Licenciatura Plena Em Educação Física nos Institutos Paraibanos de Educação. Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atualmente é Professor de bioquímica dos Institutos Paraibanos de Educação e perito criminal do Instituto de Polícia Científica. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias em genética forense e avaliação de variáveis bioquímicas e genéticas relacionadas com a atividade física e com o esporte.

 

Luciellen d"Avla Giacomel Kobachuk: Perita Oficial Químico Legal, lotada no Instituto Médico Legal de Curitiba PR, nas Seções de Química Legal e Sexologia Forense. É mestre em Genética pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Farmácia Bioquímica também pela Universidade Federal do Paraná.

 

Ian Marques Cândido: Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal de Goiás e é mestrando em Genética na Pontifícia Universidade Católica em Goiás.  Também é perito criminal especialista em Genética Forense da Secretaria de Segurança Pública de Goiás lotado no laboratório de Biologia e DNA Forense e citologista - Laboratório Moderno. Tem experiência nas áreas de Genética Forense e Perícia Criminal e Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas, atuando principalmente em citologia clínica.

 

Reginaldo Rossi do Carmo: Graduado em Ciências Biológicas, é especialista em
Especialização em Instrumentação e Dinâmica dos Conteúdos de Ciência, pela Universidade Federal de Mato Grosso, em Criminologia pela Faculdade Afirmativo e em Genética Forense pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é
perito criminal em Mato Grosso e mestrando pelo programa de Pós Graduação em Biologia Evolutiva da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Atua principalmente na área de Genética Forense.

 

Juliana Corrêa da Silva Aigner de Souza: Possui graduação em Farmácia e em Farmácia-Bioquímica (Análises Clínicas) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É pós-graduada em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Centro Universitário de Campo Grande/MS  e Professora titular das disciplinas de Farmacologia Básica, Farmacodinâmica e Farmacocinética Clínica do curso de Farmácia, além de ministrar a disciplina de Farmacologia do curso de Fisioterapia na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. 

 

Samuel Teixeira Gomes Ferreira: Médico graduado pela Universidade de Brasília, UnB, é especialista em Medicina Legal e em Acupuntura. Atualmente é professor de Medicina Legal do Centro Universitário de Brasília e médico-legista do Instituto de Pesquisa de DNA Forense - Polícia Civil do Distrito Federal. Foi professor substituto de Medicina Legal da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Deontologia, Genética Forense e Acupuntura.

 

Girlei Veloso Marinho: É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e especializado em Curso de Formação Técnico Profissional de Perito C pela Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia.

 

Karla Angélica Alves de Paula: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, especialista em Genética Humana pela UnB  e mestranda em Ciências Genômicas e Biotecnologia na UCB. Atualmente é Perita Criminal e trabalha no Instituto de Pesquisa em DNA Forense - Polícia Civil do Distrito Federal.

 

Arthur Estivalet Svidzinski: É graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é perito criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, lotado no Instituto de Pesquisa de DNA Forense desde 2009.

 

Gustavo de Carvalho Dalton: Bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), especialista em Genética Humana e doutor em Biologia Animal (área de Genética de populações) pela Universidade de Brasília. Atualmente é perito criminal classe especial da Polícia Civil do DF. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, DNA forense, tendo atuado nas Seções de Análises e Perícias de Laboratório, de Crimes contra a Pessoa e de Crimes contra o Patrimônio.

 

Taís Cestari de Brito: Possui graduação em Ciências Biológicas e Especialização em Biologia e Genética Forense pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é perita Químico-Forense no Setor de Genética Forense do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

 

Teresinha de Jesus Brabo Ferreira Palha: Graduada em Farmácia Bioquímica, mestre em Genética e Biologia Molecular, especialista em Genética Forense e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará. É perita criminal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Faz parte da equipe de serviço de investigação de paternidade biológica do Laboratório de Genética Humana e Médica da UFPA desde 1998. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em Genética Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: DNA nuclear, DNA mitocondrial, Genética Forense, Biologia Forense, Estatística Forense e Criminalística.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/52937/visualizar/