Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 24 de Abril de 2012 às 07:36
Por: ADILSON ROSA

    Imprimir


Sede do Detran em Cuiabá: volta e meia o órgão é alvo de uma operação policial contra fraudadores
Sede do Detran em Cuiabá: volta e meia o órgão é alvo de uma operação policial contra fraudadores
A Polícia Civil desarticulou um esquema venda de carteiras de habilitação que contava com a conivência de três servidores do Detran em Mato Grosso. A ação criminosa foi descoberta na autoescola “Tapurah”. Pessoas estavam obtendo facilidades indevidas mediante o pagamento de propina, como receber aprovação nos testes práticos de direção sem que de fato se submetessem ao exame.

Na data do teste, os candidatos apenas assinavam a lista de presença, indo embora do local de prova sem sequer entrar no veículo para fazer o teste de “baliza”, “garagem” e “rua”, mas apareciam na lista de “aprovados” após a divulgação do resultado final.

O esquema seria gerenciado pelo proprietário da referida autoescola Tapurah, que intermediava junto a servidores públicos do Detran da banca examinadora a “compra” da aprovação dos candidatos.

Entre as provas colhidas, a Polícia Civil realizou a filmagem integral de um teste prático ocorrido no dia 5 de abril de 2012, em Tapurah. “Isso permitiu a contagem exata dos candidatos que de fato adentraram nos veículos e se submeteram à prova”, explicou o delegado.

As imagens mostram, por exemplo, que o teste da categoria “A” (motocicletas) teve a presença de 50 candidatos, mas figuraram na lista de aprovados 53. Segundo o delegado Luiz Henrique de Oliveira, existem sérios indícios de que pelo menos três candidatos obtiveram aprovação indevida, mediante o pagamento de propina.

Um dos candidatos beneficiados revelou o esquema à Polícia, com gravações de vídeo demonstrando toda a negociação feita com a autoescola e cobrança de R$ 2 mil para passar no teste prático para a categoria “C”.

O dinheiro era depositado na conta-corrente utilizada pela autoescola Tapurah. Também existem imagens do candidato saindo do local do teste após a assinatura da lista de presença, comprovando que ele realmente não fez a prova prática, mas seu nome estava na lista oficial de aprovados.

Pelo esquema sete pessoas foram presas, durante a Operação Palma de Ouro, desencadeada na manhã desta segunda-feira. Três servidores do Detran foram presos em Cuiabá. Outros três envolvidos foram presos em Tapurah (433 km a Médio-Norte de Cuiabá) e um em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte).

Os presos podem responder por crimes de corrupção (ativa e passiva), falsidade ideológica, tráfico de influência, inserção de dados falsos em banco de dados da administração pública e formação de quadrilha.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/53614/visualizar/