Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Terça - 10 de Abril de 2012 às 08:09
Por: RODRIGO LEVINO

    Imprimir


Um livro sem amarras físicas. Tendo esse pensamento como guia, a Cia. de Foto inicia hoje uma série de atividades em São Paulo que, ao fim, darão forma ao livro "Entre a Duração e o Tempo".

A primeira delas é uma palestra dos pesquisadores de fotografia Ronaldo Entler e Claudia Linhares Sanz, na galeria Vermelho.

Aberto ao público e com entrada franca, o parlatório será captado em áudio e vídeo e, quando editado, será o que, em um livro físico, chamam prefácio.

Pois, em vez do calhamaço comumente associado a livros do gênero, "Entre a Duração e o Tempo" terá a forma de aplicativo para iPhone e iPad.

O título, que será lançado em outubro pela Cosac Naify, marca a entrada da editora no mercado de livros digitais e também configura a primeira obra do coletivo de fotografia inteiramente dedicada ao seu trabalho.

"O aplicativo foi a plataforma que pensamos ser capaz de catalisar o misto de livro de fotografia, áudio, texto, vídeo e livre intervenção", explica Rafael Jacinto, um dos membros da Cia. de Foto.

  Divulgação  
Foto do projeto "Agora", que comporá o livro "Entre a Duração e o Tempo"
Foto do projeto "Agora", que comporá o livro "Entre a Duração e o Tempo"

PESQUISA

Em atividade há nove anos, o grupo formado por quatro fotógrafos egressos do fotojornalismo desenvolve um trabalho incessante de pesquisa que, no limite, tem por objetivo diminuir a importância do clique e transformar a foto em um processo permanente.

"Para nós, uma foto pode ter 15 minutos", diz Jacinto, resumindo um pouco do aspecto libertador do projeto desenvolvido pelo grupo.

Uma das séries que comporão o livro está em exposição atualmente em Portugal. "Criamos um processo continuado de edição, sujeito à intervenção do público, dos pesquisadores que nos auxiliam e do que nos vier à cabeça", diz ele.

Uma dessas ideias, por exemplo, foi decodificar uma foto digital. O segundo passo, transformar os códigos binários da imagem em música. Ou seja, se tirou da própria foto uma trilha sonora possível.

No aplicativo que vai ser lançado em outubro, será possível apreciar a fotografia ouvindo o som que, até ser decodificado, estava dentro dela.

OLHOS NO FUTURO

"O único aspecto físico que o livro terá será a exposição das fotos contidas nele, em outubro, quando o lançarmos", explica Jacinto.

De resto, "Entre a Duração e o Tempo" tem um caráter inteiramente digital, de olhos postos no futuro.

"Tudo o que menos queríamos era criar um livro que se transformasse em centro de mesa", diz ele.

"A nossa proposta é transformar uma foto em uma experiência de multiplataforma. Você a observa, lê sobre ela, ouve o som que ela tem ou que achamos que deveria ter e, ao fim, pode vê-la em movimento e até intervir na sua forma."

PALESTRA DE RONALDO ENTLER E CLAUDIA LINHARES SANZ
QUANDO: nesta terça (10/4), às 20h30
ONDE: galeria Vermelho (r. Minas Gerias, 350; tel. 0/xx/11/3138-1520)
QUANTO: grátis






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54615/visualizar/