Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Abril de 2012 às 11:04
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Fatos marcantes e momentos históricos que ainda estão guardados na lembrança de muitos cuiabanos. A partir de arquivos e reportagens feitas ao longo dos anos, o G1 selecionou vídeos e fotos históricos de Cuiabá, que completa 293 anos no dia 8 de abril (domingo).

Em comemoração ao aniversário de 293 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril, o site G1 Mato Grosso preparou uma série de reportagens especiais. As matérias sobre curiosidades da capital, fatos históricos que marcaram Cuiabá e também sobre o futuro da cidade serão publicadas até domingo, quando a cidade celebra o aniversário.

enchente em Cuiabá (Foto: Arquivo TVCA)
Enchente em Cuiabá desabrigou 24 mil pessoas
(Foto: Arquivo TVCA)



Maior enchente do Rio Cuiabá deixa 24 mil desabrigados e famílias ilhadas

Há 38 anos, milhares de cuiabanos ficaram assustados com a devastadora enchente que inundou bairros e alagou algumas das principais avenidas da capital. No dia 18 de março de 1974, o Rio Cuiabá atingiu 10,87 metros depois de fortes chuvas que desabaram sobre a capital mato-grossense. Conforme a Defesa Civil estadual, à época, 24 mil pessoas ficaram desabrigadas após a água invadir casas e regiões. A força da água foi tão grande que inundou e fez desaparecer até alguns bairros ribeirinhos como Barcelos, Várzea Ana Poupino e o bairro Terceiro. A situação de calamidade pública não foi apenas em Cuiabá. O caos também atingiu Várzea Grande, região metropolitana, e outros seis municípios ribeirinhos abastecidos pelo Rio Cuiabá.

aviadores do primeiro pouso em Cuiabá (Foto: Arquivo TVCA)
Pilotos Antônio Gonçalves e Vasco Cinquini foram os
primeiros a pousar em Cuiabá (Foto: Arquivo TVCA)



População vibra com o primeiro pouso e bandeirantes entram para a história

Cerca de dois mil cuiabanos se reuniram em um campo de pouso improvisado para assistir ao primeiro pouso de um avião em Cuiabá. Foi pontualmente às 17h30 do dia 28 de março de 1929 que o Avro Avian Cirrus III pousou e a população vibrou. Com isso, os pilotos Antônio Reynaldo Gonçalves e Vasco Cinquini entraram para a história da aviação em Mato Grosso. Passados 83 anos o fato ainda está na memória de muita gente principalmente para os moradores do antigo Bairro Pico do Amor. Foi em uma chácara localizada no bairro, nas proximidades da Avenida Fernando Corrêa da Costa, que o avião pousou. Os dois pilotos foram recebidos com festa pelo presidente Mário Corrêa, que deu o prêmio anunciado: 20 contos de réis. Vasco Cinquini teria doado parte do dinheiro à Santa Casa de Misericórdia. Reynaldo e Cinquini foram os primeiros a pousar em solo cuiabano, mas dois anos antes outro avião já riscara os céus mato-grossenses. O marquês italiano Francisco de Pinedo pilotou um hidroavião Savóia Marchetti S.55, chamado Santa Maria, e passou por Cáceres também em março, mas do ano 1927. Ele estava em viagem pela América do Sul e saíra de Assunção, no Paraguai.

 Fiéis acompanham visita do Papa João Paulo II e buscam a bênção
A viagem pastoral do Papa João Paulo II ocorreu no dia 16 de outubro de 1991. Foi a segunda visita dele, à época, ao país. Em Cuiabá milhares de fiéis se reuniram nas ruas e avenidas da capital após o Papa desembarcar no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana. “Que o amor vença em nós”. Esta foi apenas uma das frases ditas pelo Papa quando esteve na capital mato-grossense e que marcou a memória de muitas fiéis que se emocionaram ao assistir a uma rápida ministração de João Paulo II. A concentração também ocorreu no espaço onde foi construído o Memorial Papa João Paulo II.

Pelé em Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)
Pelé jogou em Cuiabá contra o Dom Bosco, em 1969
(Foto: Reprodução/TVCA)



Pelé joga em campo cuiabano e marca partida entre Santos e Dom Bosco

Ginga no pé e talento nato. O rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, abrilhantou os olhos dos torcedores e deu trabalhado para muitos jogadores durante uma partida de futebol no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, no bairro Porto. Em 1969 o craque do futebol jogou pelo Santos contra o tradicional Dom Bosco, em uma partida histórica em comemoração a um título conquistado pelo ‘Azulão da Colina’. Porém, a partida de comemoração terminou com uma goleada do Santos. Milhares de torcedores superlotaram as arquibancadas do tradicional estádio para assistir ao jogo.

Tourada aglomerava pessoas e encerrava festejos na capital
As famosas touradas, no estilo da tourada portuguesa, fizeram parte do entretenimento da população cuiabana entre os séculos 19 e 20. Muitos acostumavam ir até um campo onde atualmente se encontra a Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá. Porém, em 1876 o local era chamado como Cruz das Almas, lugar frequentado por diversas pessoas que acompanhavam cada ação dos toureiros. As touradas eram realizadas nos encerramentos dos festejos do Divino Espírito Santo, tradicional festa da Baixada Cuiabana até os dias atuais. Mas a partir do século XX o espaço ficou pequeno e as touradas foram para um lugar chamado de Campo do Alegre, posteriormente Campo do Ourique. A última tourada ocorreu em 1924. É lá que, posteriormente, foi construído o prédio da antiga Assembleia Legislativa e que, atualmente, abriga a Câmara Municipal de Cuiabá.

Cuiabá comemora anúncio da Copa (Foto: Arquivo TVCA)
Cuiabanos comemoram o anúncio de Cuiabá como
sede da Copa 2014 (Foto: Arquivo TVCA)



Escolha da cidade para a Copa gera expectativas e esperanças

A Copa do Mundo é nossa! Essa foi a principal frase que soava pelos quatros cantos de Cuiabá na tarde do dia 31 de maio de 2009, quando a capital foi confirmada pela Fifa como uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Os cuiabanos aguardavam ansiosamente pelo anúncio oficial mas, no fundo, tinham a certeza de que a capital mato-grossense venceria a disputa. A partir de agora, Cuiabá deve se transformar em um canteiro de obras, gerar empregos e solucionar problemas principalmente de infraestrutura para atender às exigências da Fifa.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/54818/visualizar/