Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 19 de Março de 2012 às 18:16

    Imprimir


O turismo em Juscimeira já é a terceira economia do município e tem um potencial enorme por conta da riqueza hídrica, com lençóis freáticos termais, rios com suas cachoeiras e corredeiras, além de festas tradicionais e, fundamentalmente, por ser um dos destinos turísticos da Copa do Mundo 2014, que passa a receber uma atenção especial do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), conforme revela o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cássio Walnero Crepaldi. “O turismo em Juscimeira já é uma realidade”, afirma.

O município tem como base econômica a pecuária, com uma participação importante na produção da bacia leiteira do rio São Lourenço que inclui Dom Aquino, Jaciara entre outros. E a segunda força é a produção de cana de açúcar. Hoje Juscimeira contabiliza um valor agregado em torno de R$ 60 milhões, segundo informa o prefeito Valdecir Luiz Colle. Esse valor, contudo, pode mudar de forma significativa se os dois projetos que estão em análise no Banco do Brasil para liberação de investimentos pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) forem aprovados e poderá elevar o valor agregado para R$ 80 milhões e assim a participação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ser maior.

O turismo, nessa nova perspectiva para Juscimeira, terá papel fundamental assim como as linhas de investimentos do FCO apresentadas aos micros e pequenos empreendedores empresariais e rurais no FCO Itinerante, na última sexta-feira (16.03), no auditório da Prefeitura Municipal.

O secretário Adjunto de Turismo, Jairo Pradela, disse que o Governo vem trabalho no diagnóstico e formatação dos municípios para que os produtores possam trabalhar de forma sustentável e ordenada. “O Estado, por meio da Sedtur, está empenhado em buscar recursos e na qualificação da mão de obra para melhorar o atendimento da rede hoteleira, bares e restaurantes”.

O empresário Neudio Cavalheiro, que está construindo uma pousada, disse que o potencial da região é muito grande e as pessoas começam a acreditar cada vez mais que os investimentos em infraestrutura vão acontecer e isso atrai outros empreendedores no segmento da hotelaria, bares, restaurantes e similares. “Os recursos estão aí e precisamos correr atrás”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cássio Crepaldi, destaca que, além das águas termais, lagos e pontos de pescas, a cidade conta com dois importantes eventos: a Festa da Pamonha, que integra o calendário turístico e cultural de Mato Grosso, e a Festa da Jaboticaba.

A Festa da Pamonha acontece no mês de junho e este ano será nos dias 15 e 16. É um evento que recebe em torno de 10 a 12 mil pessoas. Na última festa foram consumidos 376 sacos de milho verde. Cada saco produz uma média de 70 pamonhas, mas se comercializa também outros derivados do milho, como curau e sucos. Crepaldi afirma que atualmente em Juscimeira perto de 40 famílias sobrevivem do comércio da pamonha. O empresário Laurindo Garcia, do Hotel Jota-Ka, porém, acredita que a cidade precisa de mais eventos.

O ciclo de palestras FCO Itinerante, uma realização do Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedraf) e de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), e seus parceiros – Banco do Brasil, Sebrae e Sudeco e apoio da prefeitura local e da Associação Comercial e Empresarial de Juscimeira (Aciajus) aconteceu em Juscimeira e vai continuar por mais 14 municípios até o final do semestre.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/56275/visualizar/