Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Março de 2012 às 14:55
Por: Altair Anderli

    Imprimir


O senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT) elogiou hoje o modelo de educação pública de Lucas do Rio Verde. Após visitar escolas municipais ele disse que deixa o município levando de Lucas uma proposta que "é possível uma educação de qualidade, referindo-se a estrutura das escolas, com piscina, quadras poliesportivas, programa de merenda escolas premiado nacionalmente duas vezes e tem um dos melhores índices nacionais de desenvolvimento educacional. "O que eu vi aqui é raro eu ver em qualquer cidade do Brasil. Eu digo isto porque visito. E o Brasil todo precisa ter escolas nestas condições e, até mesmo, melhor do ponto de vista do horário integral. Mas a experiência de Lucas nós podemos levar para o Brasil inteiro, mas nos municípios mais pobres o governo federal tem que bancar o dinheiro necessário", afirmou. Para Buarque, um dos modelos ideais consiste ter professor "bem rumenarado, bem dedicado e bem formado. Segundo, é ter escolas com prédios bonitos como temos aqui e bem equipadas. Daqui pro futuro, escola sem computador, sem quadro eletrônico não será plenamente escola. Finalmente, em horário integral (para aulas aos alunos em dois períodos) Se a gente fizer isto a escola fica boa".

"A maior imoralidade da educação brasileira é a desigualdade. O fato de quem tem direito consegue pagar uma escola boa e quem não tem não consegue ter uma escola boa. E isto traz uma outra imoralidade. No Brasil, os ricos não precisam estudar muito porque os probres não conseguem estudar nada. Aí a gente não consegue ser campeão mundial em conhecimento. No futebol, conseguimos ser campões mundiais porque a bola é redonda para todos. Mas, na educação, tem escola quadrada e escola redonda. A imoralidade que provoca isto é o baixo salário do professor. E, por caisa do baixo salário, a pouca dedicação de professor no Brasil afora. Temos que pagar bem e exigir bem dos professores", defendeu.

Buarque esteve em Lucas do Rio Verde acompanhado do senador Pedro Taques, do prefeito Marino Franz (PPS), do ex-prefeito Otaviano Pivetta e também conversou com lideranças do PDT de Lucas, Sorriso e Sinop sobre os rumos do partido para as eleições do ano que vem.

(foto: assessoria)

fotos: Só Notícias)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/57182/visualizar/