Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 02 de Fevereiro de 2012 às 07:37
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Com previsão de entrega para dezembro deste ano, apenas 38% das obras de construção da Arena Pantanal, onde ocorrerão os jogos da Copa de 2014, em Cuiabá, foram executados. A informação foi divulgada ontem durante visita do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e do governador Silval Barbosa ao canteiro de obras.

Apesar de ainda faltar mais da metade, tanto Rebelo como Barbosa garantem que os trabalhos estão dentro do prazo previsto. “A construção do estádio está dentro do cronograma e a empresa (Consórcio Santa-Bárbara/Mendes Júnior) tem o compromisso de força contratual”, afirmou o governador.

Atualmente 600 operários trabalham na obra. Porém, para garantir que o cronograma seja cumprido, o número pode chegar a 850 trabalhadores nos próximos meses. O valor contratado para a construção da Arena Pantanal é de R$ 359 milhões.

Esse montante não inclui as cadeiras, a tecnologia de informação e os placares eletrônicos, que ainda serão licitados, conforme o Governo do Estado. Setenta e cinco por cento dos investimentos contam com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Responsável por acompanhar e coordenar os trabalhos para a realização da Copa, Rebelo visitará as cidades que serão sede do Mundial de três em três meses. “Esperamos que daqui a três meses o ministro encontre o estádio em um novo estágio”, disse Barbosa.

Na semana passada houve a fixação da estruturas metálicas do setor norte. “Um total de 1.870 estacas já foram perfuradas”, destacou o secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo de Oliveira.

De acordo com informações do Governo do Estado, para a construção do estádio serão utilizadas 9.100 toneladas de aço. Desse total, quatro mil toneladas serão destinadas apenas para os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul, que são desmontáveis.

“Tal característica possibilita a redução de cerca de 17 mil dos 43.136 assentos previstos para os jogos de 2014”, informou. A diminuição da capacidade da Arena no pós-Copa será analisada, de acordo com o Estado, conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.

Para Rebelo, o Mundial de 2014 já começou a deixar um legado para todo o País. “O Brasil já ganha pelo fato de realizar a Copa. São benefícios como a geração de emprego e investimentos em hotéis, estradas e novas tecnologias. Tudo isso já é uma realidade”, afirmou. “É uma grande conquista não apenas para o futebol, mas para o desenvolvimento da economia, do esporte, da cultura, turismo e social de todo o país”, acrescentou.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de o novo estádio e outras construções se tornarem verdadeiros ‘elefantes brancos’, Rebelo inicialmente brincou dizendo que “Elefante Branco é o nome de uma escola em Manaus”, mas completou reforçando que os governos Federal e Estadual têm o compromisso de fazer com as obras beneficiem o desenvolvimento social, cultural e econômico de todas as cidades sedes do Mundial.

A Arena Pantanal é um dos oito estádios brasileiros que buscam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que consiste numa certificação de edificações que verifica e atesta a qualidade ambiental de um empreendimento.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/60615/visualizar/