Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 23 de Janeiro de 2012 às 16:32
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Edivaldo de Sá/Repórter News
Elisa Gonçalves ( óculos) e a filha mais velha do segundo casamento Rosália Ormond
Elisa Gonçalves ( óculos) e a filha mais velha do segundo casamento Rosália Ormond

Uma senhora alegre, completamente lúcida, rápida nas respostas e com muita vontade de viver, assim definimos a senhora Elisa Gonçalves Ormond,  que no próximo dia 18 de abril vai completar 106 anos de idade, vividos com muita emoção, como ela mesma define. Filha de agricultores, ela nasceu em Rosário Oeste, no inicio do século, exatamente no ano de 1907, e de lá para cá morou em Nortelândia, na Bahia e em Cuiabá, onde fixou residência e mora ao lado da filha mais velha do segundo casamento que já está com 75 anos.

Após mais de cem anos, ela ainda lembra com detalhes fatos e histórias de várias etapas da sua vida, principalmente das cenas ciúmes de seu segundo marido, que faleceu aos 98 anos de idade, e com quem ficou casada durante 62 anos, união que lhe deu 14 filhos, sendo seis homens e oito mulheres. Elisa Gonçalves conta que o ex-marido Rosalvo era muito “festeiro” e sempre chegava tarde em casa, era também muito “galinha” usando um termo mais moderno. A matriarca revela que certa vez, quando morava na Bahia, surpreendeu o marido se preparando para traí-la, e armada com um revólver disparou vários tiros para cima espantando a concorrente e frustrando a intenção do amado.

“Eu rasgava as roupas dele sair para as festa, cortava o sapato com faca, jogava pimenta malagueta nele e não dava moleza não, por que se não ele aprontava” conta ela sorrindo. Mas uma coisa ela fez questão de frisar, que mesmo assim ele nunca ergueu as mãos para batê-la. “ Ele nunca triscou a mão em mim, só dizia que “essa minha véia tá ficando doida” relembra.

Elisa Gonçalves foi casada duas vezes, a primeira antes de completar 15 anos, marido com o qual viveram juntos por 33 anos e teve quatro filhos, sendo que o mais velho desta união, Cleber Rondon, nasceu em 1929 e hoje tem 83 anos.

Ao todo têm 18 filhos, três deles já morreram, e de acordo com ela já perdeu a quantidade de netos que nasceram. “Eu contei até 50 netos, já nem lembro mais quantos são, fora os bisnetos e os tataranetos” afirma à anciã. O mais novo tataraneto de Dona Elisa está com 10 meses de nascido.

Perguntada qual a receita para chegar a esta idade em perfeita forma, ela respondeu “ Tem de comer muita ossada, tutano de boi, mocotó e feijoada” ensina. Ela não come carne vermelha e afirma que nunca tomou bebida alcoólica e nem usou maquiagem, dorme sempre às 19hs, acorda cedo e até hoje faz de tudo, inclusive comanda a casa onde mora. Mas um fato curioso chama atenção ela fumou até os 82 anos de idade, e mesmo assim não apresenta nenhum problema de saúde causado pelo fumo. Apenas uma dificuldade de enxergar provocada por uma cirurgia mal feita recentemente por um médico.

Elisa Gonçalves esteve em Nortelândia nesta sexta-feira (20), visitando a cidade na companhia da filha Rosália Ormond (75 anos) e de um dos netos, José Eduardo (61 anos), oportunidade em que ela visitou a Praia Nortefly, saboreou uma deliciosa galinha com arroz, reviu antigos amigos e matou a saudade da cidade onde viveu por muitos anos.

O RN perguntou o que ela mais recordava da sua juventude, e ela respondeu que gostava muito de dançar e viajar. “Passeei bastante, fui a muitas festas de grande gala, me diverti bastante e hoje só espero que Deus me dê uma boa hora feliz para morrer” finalizou. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/61202/visualizar/